O Lang-lab é composto por 5 grupos de investigação:

GRUPO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM NA SURDEZ

• Investigadora Corresponsável: Mara Moita

Este grupo de investigação centra-se na análise e na descrição da aquisição e desenvolvimento da linguagem (oral e/ ou gestual) em pessoas com perda auditiva com e sem dispositivos auditivos. O impacto da surdez e da aquisição tardia de uma língua, bem como outras questões associadas à perda auditiva, ao tipo de exposição linguística e ao uso do implante coclear, são estudados na descrição dos diferentes fenómenos linguísticos e na identificação de padrões e de comportamentos no desenvolvimento linguístico das crianças.

Projetos de Investigação a decorrer e projetos concluídos com financiamento:

• Projeto DOTDeaf: Developing online training for Deaf staff (Projeto Financiado pela Comissão Europeia- Erasmus KA)
  • ​Projeto CLIC: Cognição e Linguagem em Crianças com Implante Coclear (Projeto Concluído e financiado pela FCT)
  • Projeto AquiLGP: Corpus Longitudinal da Aquisição da Língua Gestual Portuguesa (Projeto concluído e financiado pela FCT)

GRUPO DE LINGUÍSTICA DE CORPUS E GRAMÁTICA

• Investigador Corresponsável: Paulo Vaz de Carvalho

Este grupo de investigação centra-se na recolha e na análise de corpora linguísticos de línguas gestuais que se refletirá no conhecimento linguístico do uso da língua tendo em consideração as diferentes áreas da gramática.

A construção e a análise de corpora linguísticos em geral permitem a descrição da língua-alvo no seu comportamento linguístico e gramatical. Com base nestes corpora, têm sido desenvolvidos recursos linguísticos para a aprendizagem da língua.

• Projeto Corpus Linguístico e Avatar para a Língua Gestual Portuguesa (Projeto financiado pela FCT, no âmbito do concurso Horizonte 2020).
  • Portal da LGP (Projeto financiado pelo INR, concluído)

GRUPO DE GÉNESE DA LINGUAGEM E EMERGÊNCIA LINGUÍSTICA

• Investigador Corresponsável: Mara Moita

Este grupo de investigação centra-se na pesquisa da génese da linguagem na espécie humana assim como na análise linguística e cognitiva das línguas emergentes. Está em curso vários estudos sobre a emergência da Língua Gestual de São Tomé e Príncipe, já foram financiados projetos na área e existem algumas publicações recentes neste grupo.

• Projeto Sem Barreiras – Emergência da Língua Gestual de São Tomé e Príncipe (Projeto Financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e Concluído)

GRUPO DE TERMINOLOGIA E NEOLOGIA EM LGP

Investigador Responsável: Paulo Vaz de Carvalho
Investigadora Corresponsável: Helena Carmo

Este grupo de investigação centra-se na análise dos neologismos da LGP e na produção de terminologias nesta língua.

• Dicionário Contemporâneo de Língua Gestual Portuguesa (Projeto em análise para financiamento – FCT)
  • Dicionários Terminológicos de Língua Gestual Portuguesa
  • OBSERVA_LGP: Observatório de Língua Gestual Portuguesa

GRUPO DE ENSINO E DIDÁTICA DA LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA E DA LÍNGUA GESTUAL DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Investigadores Responsáveis: Helena Carmo, Sebastião Palha e Paulo Carvalho

Este grupo de investigação centra-se na promoção da aquisição e do ensino-aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa e da Língua Gestual de São Tomé e Príncipe. Neste contexto, os projetos desenvolvidos são centrados na produção de recursos linguísticos e de materiais para o ensino presencial e para o ensino à distância, que promovam o ensino-aprendizagem da língua e da cultura, e o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas de professores de língua.

A equipa deste grupo de investigação é constituída por elementos com experiência de ensino de língua e de educação de surdos, e presta apoio científico e pedagógico a instituições envolvidas no ensino-aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa e da Língua Gestual de São Tomé e Príncipe.

Produção de Recursos Linguísticos e de Materiais Pedagógicos:

• (2020) UCP. Guia de Boas Práticas de Ensino Online em Contexto de Emergência para Alunos Surdos durante a Pandemia da Doença Covid- 19 (DGE-Ministério da Educação) (Língua Gestual Portuguesa / Português escrito)

• (2020) ICS-UCP. Prova de Avaliação Lexical para Alunos Surdos (Língua Gestual Portuguesa/ Língua Portuguesa)

• (2019) Palha, S., & Mineiro, A. Na escola da Rosa e do Tomé. Lisboa, Portugal: IMV e ICS-UCP

Colaboração na Produção de Recursos Linguísticos e de Materiais Pedagógicos: