As aulas teóricas terão momentos de exposição teórica, discussão sobre os temas dos conteúdos programáticos em formato “flipped classroom” sempre que possível, bem como análise de casos práticos. Serão complementadas com aulas práticas e laboratoriais, recorrendo quer a “wet labs” quer a salas de informática. Será privilegiada a participação ativa nas aulas, procurando fomentar a capacidade de ligação dos vários temas em estudo numa construção coesa do conhecimento, bem como a sua ligação à prática da investigação em neurociências. 

A metodologia proposta pretende ultrapassar a visão mais tradicional de temas e assuntos isolados, visando uma abordagem integrada e aplicada baseada na ligação dinâmica entre os conceitos teóricos e a sua aplicação prática, promovendo uma verdadeira interdisciplinaridade. Através da utilização de estratégias pedagógicas cientificamente comprovadas, bem como da discussão em grupo e da análise detalhada de casos práticos, os alunos são incentivados a aplicar diretamente os novos conhecimentos a problemas reais de neurociência, garantindo uma compreensão profunda da matéria. A metodologia enfatiza ainda o desenvolvimento de competências cruciais para a investigação científica moderna, tais como o pensamento crítico, a capacidade de síntese e a eficácia na comunicação de resultados complexos.

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Ensino Secundário Português e Estrangeiro 

Joana Borges de Almeida
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