testemunho_caio_nm

Caio Oshiro

Escola das Artes do Aletenjo Litoral
Pós-Graduação em Neurociências da Música

Ingressei na Pós-Graduação em Neurociências da música em setembro de 2021. Integrar campos tão distantes do meio académico como a neurociência e a música pode ser uma tarefa difícil para quem passou a vida a especializar-se em apenas uma destas áreas. Entre os interessados que decidiram aventurar-se na primeira geração de alunos deste curso, encontrava-se uma miscelânea de profissionais e académicos das áreas da saúde, da música ou da pedagogia. Tal diversidade de perspectivas tão distantes permitiu a este grupo despertar discussões, levantar hipóteses, questionar paradigmas - os quais muitas vezes nunca consegui pôr em causa com os meus pares da área da música.

Quando iniciei o curso,  fiquei inseguro sobre a capacidade que teria para estudar uma área tão distante da minha formação. Contudo, o corpo docente sempre receptivo e acolhedor pôde clarificar mesmo os assuntos mais complexos, criando uma ponte ideal para esta classe heterogénea. Além do mais, tivemos a oportunidade de absover e discutir com académicos que estão na linha de frente da neurociência e música em Portugal. 

Como artista e pedagogo, a experiência de ter realizado esta pós-graduação permitiu-me ter ferramentas para perceber e pesquisar os fatores fundamentais da compreensão musical, assim como ter um respeito ainda maior pelo poder transformador da música.

testemunho2_nm

Margarida Rodrigues

Terapeuta Ocupacional
Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI (Fátima)
Pós-Graduação em Neurociências da Música

Desde sempre que a música faz parte da minha vida, por isso sempre a encarei como uma ferramenta a utilizar na minha prática profissional, especialmente agora que trabalho na área das demências. Foi com base neste desejo que surgiu a vontade e a oportunidade de ingressar na Pós-graduação em Neurociências da Música.

Considero que a participação nesta pós-graduação foi uma mais-valia para a minha formação, na medida em que me transmitiu as bases teóricas para que possa desenvolver e implementar uma resposta terapêutica diferenciada, alicerçada em evidências científicas atuais, em benefício de uma intervenção mais holística e centrada no utente, através da implementação de um programa de intervenção musical no meu local de trabalho, sob a forma de um projeto de investigação. Sem esquecer a disponibilidade e incentivo do corpo docente, que me fizeram desafiar a mim mesma a participar no Angelini University Award!

testemuno3_nm

Paula Pinto

Fisioterapeuta
Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central
Pós-Graduação em Neurociências da Música

Estou muito grata por ter feito esta Pós-graduação em Neurociências da Música. 

É um tema com caráter inovador, essencial para uma maior inclusão das Artes na Saúde e na Educação. 

Os coordenadores desta pós-graduação acompanham e são um importante estímulo de  motivação para os alunos. 

Os professores convidados  trazem o seu conhecimento e excelência na área da Ciência e Investigação da Música como parte importante e essencial do Ser humano.

É uma oportunidade única de conhecer e  trocar experiências com colegas vindos de tantas áreas diferentes de conhecimento, músicos, médicos, professores, psicólogos, cantores, terapeutas ocupacionais, compositores, fisioterapeutas, …

Abre a possibilidade de trabalhar novas áreas de investigação, e usar a música  na minha intervenção, com base na evidência científica,  e assim contribuir para uma sociedade mais saudável e mais construtiva em que a música tenha um papel primordial.

Aconselho vivamente a inscrição na Pós Graduação em Neurociências da Música!

Contactos

Formação Pós-graduada

Hélio Tavares

E-mail:  saude.sede@ucp.pt
Tel: (+351) 21 721 41 47