Descrição do Programa

As últimas décadas trouxeram um enorme progresso no conhecimento sobre o desenvolvimento e o funcionamento do cérebro. Também devido ao desenvolvimento concomitante dos meios de disseminação de informação, muito desse conhecimento parece hoje mais acessível e é atrativo em muitas áreas, tal como na Educação.

A discussão sobre o que as neurociências podem trazer para a educação, ou de que forma as recentes descobertas neurocientíficas podem ser aplicadas aos contextos educativos, não sendo recente, está cada vez mais presente, quer na investigação, quer nos contextos escolares. A aplicação deste conhecimento das Neurociências abriu portas para o crescimento de áreas científicas transdisciplinares, mas também para o crescimento de fenómenos de pseudociência.

Neuroeducação ou Neurociência Educacional são alguns dos termos que têm surgido para definir um campo científico onde confluem as Neurociências, a Psicologia e a Educação. O surgimento de algumas sociedades, como International Mind, Brain and Education Society, e outros grupos de interesse especiais (e.g., Brain, Neurosciences and Education SIG of AERA; Neuroscience and Education SIG of EARLI) tem dado um contributo significativo para apoiar e promover a interação sinérgica entre estas áreas. A designação Mente, Cérebro e Educação tornou-se mais agregadora das áreas disciplinares sem que anule a especificidade de cada uma. Trata-se de um campo científico que tem suscitado um especial interesse nos investigadores, profissionais da área da educação e também clínicos, pelo contributo do diálogo interdisciplinar na aproximação da investigação neurocognitiva ao campo de atuação. Os processos de aprendizagem e aos fatores que os influenciam são tópicos de pesquisa de um campo dedicado à translação do conhecimento entre as Neurociências Cognitivas e as Ciências da Educação.

A Pós-Graduação em Mente, Cérebro e Educação enquadra-se na oferta formativa já existente na UCP na área científica das Ciências da Cognição, Linguagem e Neurociências (ex: Mestrado de Neuropsicologia, Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos, Doutoramento em Ciências da Cognição e Linguagem) e incorpora a área de interface entre o conhecimento do funcionamento do cérebro, da cognição e dos processos de aprendizagem. Este curso procura fortalecer o grupo de trabalho em Mente, Cérebro e Educação juntando professores e investigadores para desenvolver pesquisas colaborativas assentes na interdisciplinaridade com vista à transdisciplinaridade.    

A Pós-Graduação em Mente, Cérebro e Educação tem um total de 132 horas , correspondentes a 20 ECTS.

Contactos

Formação Pós-graduada

Hélio Tavares

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