A metodologia utilizada durante as sessões é expositiva-participativa, com apelo ao debate, para além da (re) criação de espaços potenciadores da reflexão e dinâmica de grupo. Contempla-se para este efeito o recurso aos meios audiovisuais disponíveis, disponibilização de artigos científicos e casos clínicos para discussão entre os estudantes/formandos. Esta metodologia permitirá o desenvolvimento de ações de ajuda pessoal dirigidas aos profissionais de saúde perante situações de sofrimento e de perda em crianças ou adultos. Utiliza-se ainda a prática simulada, através de exercícios de «role playing», escrita criativa e dinâmicas de grupo simulando casos reais.

A avaliação será realizada através de um trabalho individual, onde o estudante poderá optar pelas seguintes modalidades: a) trabalho escrito (máximo 10 páginas) de análise de um caso clínico selecionado pelo estudante/formando; b) trabalho em registo fílmico (vídeo) onde se contemple a leitura de uma história e a criação de um guia de discussão orientada com base na história selecionada; c) agendamento de um contato de «follow-up», um mês após a última sessão do curso, onde os formandos poderão apresentar num formato de «storytelling», narrativas/histórias relevantes que impliquem experiências de esperança, sob uma perspetiva pessoal e/ou profissional (palavras ou recursos audiovisuais para transmitir uma história contada de improviso ou trabalhada/refletida anteriormente).

Contactos

Secretariado de Curso

Otilia Calheiros
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Tel: (+351) 21 722 50 75