A ação de formação compreende três principais módulos, perfazendo um total de 25h com avaliação:
I. Fundamentos do campo científico Mente, Cérebro e Educação: matriz conceptual e desafios de investigação e prática pedagógica
- Bases do funcionamento do cérebro. Aspetos básicos da estrutura e funcionamento do Sistema Nervoso e seu desenvolvimento.
- Campo científico Mente, Cérebro e Educação: O que é e que novidades nos traz?
II. (Neuro)mitos na educação: principais barreiras no caminho bidireccional entre a investigação e prática de sala de aula.
- Os mitos que persistem e os prejuízos que causam no contexto escolar.
- Limites e potencialidades das intervenções educativas com base na evidência neurocientífica.
III. Trabalho interdisciplinar em educação (estratégias para a elaboração de um projeto comum; especificidade/flexibilização na realização do trabalho interdisciplinar; jargão e comunicação entre profissionais de diferentes áreas).
- Perspetivas das neurociências sobre o envolvimento da atenção, memória e regulação (funções executivas) na aprendizagem. Indicadores e estratégias de aprendizagem baseados nas (neuro)ciências cognitivas.