Investigadores do NICE_Lab da UCP publicam Estudo Inovador na Revista Nature sobre Comunicação e Isolamento Social

Sexta-feira, julho 12, 2024 - 12:13

Investigadores do NICE_Lab do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, publicaram um estudo inovador na revista Scientific Reports, da Nature, destacando uma nova intervenção para prevenir o isolamento social em indivíduos com necessidades complexas de comunicação.

O estudo, intitulado "A new intervention to prevent social isolation in people with complex communication needs", foi liderado pela Professora Doutora Ana Mineiro, Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem e Diretora da Translacional Neuroscience Platfom acompanhada pelo estudante de Doutoramento em Ciências da Cognição, Linguagem e Neurociências, João Canossa Dias.

A investigação centra-se em estratégias para reduzir o isolamento social, um problema significativo para pessoas com dificuldades de comunicação, como aqueles com paralisia cerebral, autismo ou outras condições que afetam a capacidade de se expressar verbalmente.

Os investigadores destacam a importância do trabalho colaborativo: "Este estudo demonstra como a tecnologia e o apoio humano podem ser combinados para criar soluções significativas para alguns dos desafios mais difíceis enfrentados por pessoas com dificuldades de comunicação."

A abordagem inovadora do NICE_Lab pode servir como modelo para futuras intervenções e políticas públicas voltadas para a inclusão social de pessoas com necessidades complexas de comunicação.

Para mais informações sobre o estudo, visite o artigo completo na Scientific Reports.