Todas as informações sobre as candidaturas aqui

Calendário de Candidaturas brevemente disponível

Requisitos de Candidatura

Podem candidatar-se à admissão ao presente ciclo de estudos:

• Licenciados em Língua Gestual Portuguesa;
  • Licenciados em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa;
  • Licenciados em áreas afins desde que se encontrem nas seguintes condições:

a) Titulares de habilitação académica superior providenciando o equivalente a 120 créditos em Língua Gestual Portuguesa, segundo o Anexo II ao Decreto-Lei 16/2018, de 7 de março;

b) Titulares de habilitação académica superior nas condições enunciadas em 1. desde que tenham obtido, pelo menos, 75% dos créditos dos requisitos mínimos de formação fixados. No entanto, a transição para o 2.º ano do curso do Mestrado fica condicionada à obtenção dos créditos em falta. Estes podem ser obtidos através da frequência e aproveitamento em Unidades Curriculares da área científica de Língua Gestual Portuguesa complementares.

• Candidatos que não satisfaçam os requisitos estabelecidos na alínea a) do ponto anterior, mas que sejam detentores de 120 créditos em Língua Gestual Portuguesa e detentores de um currículo académico, profissional e científico reconhecido pela Comissão Científica e Coordenadora do Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos a que se propõem;

• Estudantes finalistas que possam vir a concluir o curso de licenciatura nos exames da Época Especial do ano letivo anterior ao que se pretendem candidatar, nos termos do calendário escolar das Unidades Orgânicas das Instituições do Ensino Superior, ao abrigo do ponto 1 do artigo 6 da lei n.º 38/2020 de 18 de agosto;

• Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo júri nomeado pelo Conselho Científico da FCH-UCP, como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

Os candidatos devem reunir cumulativamente as seguintes condições:
  • Tenham obtido, pelo menos, 75% dos créditos dos requisitos mínimos de formação fixados.

• Tenham obtido a menção de Apto na prova de Língua Portuguesa ou reúnam o mínimo de 25 ECTS em Unidades Curriculares de Português e/ou Didática do Português, aquando da apresentação da candidatura, ao abrigo do ponto 1 do art.º 17º do decreto-lei 79/2014, de 14 de maio.

Prova de Língua Portuguesa

Conforme descrito no ponto anterior, os candidatos que pretendam candidatar-se ao Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa devem realizar obrigatoriamente a prova de Língua Portuguesa quando não reúnam o mínimo de 25 ECTS em Unidades Curriculares de Português e/ou Didática do Português, aquando da apresentação da candidatura.

Para o efeito, deverá enviar um email para mastersfch@ucp.pt, a solicitar a realização da prova de língua portuguesa juntamente com o formulário abaixo preenchido.

Formulário de inscrição

Candidatos sem Certificado de Prova de Língua Portuguesa podem fazer a prova na Faculdade de Ciências Humanas (custo: 10.00€).

A informação sobre o processo e calendarização para a realização da prova de Língua Portuguesa encontra-se disponível aqui:

Edital da Prova

Matriz da Prova

Documentação necessária para candidatura

• Curriculum Vitae;
  • Carta de Motivação (máx. 2 páginas);
  • Certificado de Habilitações;
  • Comprovativo de realização da Prova de Língua Portuguesa (caso não tenham 25 ECTS em Unidades Curriculares de Português e/ou Didática do Português);
  • Documento de identificação (Cartão de Cidadão ou Passaporte);
  • Pagamento da taxa de candidatura (valor não reembolsável);
  • Boletim de vacinas (vacina do Tétano atualizada) - entrega na matrícula.

Nota: Para além dos documentos acima, poderá incluir outros documentos que possam ser relevantes para o processo de candidatura.