O principal objetivo desta formação é fornecer uma introdução às neurociências acessível para profissionais da educação, proporcionando-lhes conhecimento cientificamente válido acerca do funcionamento do cérebro, naquilo que é relevante para a sua prática educacional.

Será enfatizada a avaliação crítica dos contributos do campo das neurociências nas  áreas relacionadas com a educação, de forma a apostar num processo de translação que seja capaz de refletir o que tem vindo a ser feito internacionalmente e que se adapte à realidade portuguesa.

Esta formação englobará conhecimentos fundamentais das neurociências (neuroanatomia, neurofisiologia) e da psicologia (cognição, comportamento), explorando as ligações entre mente e cérebro nos processos de ensino e de aprendizagem. Não pretendendo que os professores se tornem especialistas em neurociências e não exigindo uma formação prévia na área da biologia ou da psicologia, está especificamente construída para adequar os conteúdos das neurociências aos agentes educativos.

Espera-se que esta formação especializada capacite os formandos a integrar novos conhecimentos e competências neste domínio científico que se requer transdisciplinar, direcionando-os para a sua prática profissional.

Destinatários:

Profissionais de Educação: Educadores de Infância, Professores dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Secundário, Professores de Educação Especial.

 

Contactos

Formação Pós-graduada

Hélio Tavares

E-mail:  saude.sede@ucp.pt
Tel: (+351) 21 721 41 47