Generic Bio

Ana Mineiro é Professora Catedrática de Ciências Cognitivas da Universidade Católica Portuguesa sendo atualmente Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem. Ana Mineiro é Agregada em Ciências da Linguagem e Cognição pela Universidade Católica Portuguesa, Doutora em Linguística pela Universidade de Lisboa e pós-doutorada em Neurolinguística e em Linguística Aplicada às Línguas Gestuais pela Universidade Católica Portuguesa (UCP). Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde obteve também o seu Mestrado em Linguística. É investigadora principal em vários projetos científicos e de desenvolvimento financiados e ganhos em concursos públicos competitivos (4.4 milhões de euros). Reúne centena e meia de publicações científicas, repartidas entre livros, dicionários, capítulos, editoriais e artigos em revistas de muito prestígio (Quartil 1 e 2) como a Scientific Reports da Nature, a Plos_One, a Frontiers, o Journal of Language Evolution, o Sign Laguage and Linguistics. Dirige a Translational Neuroscience Platform do Centro de Investigação Interdisciplinar para a Saúde. Pela sua atividade científica tem recebido prémios e distinções. Foi investigadora responsável pela criação do Corpus de Referência da Língua Gestual Portuguesa e do primeiro AVATAR de tradução automática entre o português escrito e a LGP. Em São Tomé e Príncipe liderou um projeto de humanitário e de investigação que levou à emergência de uma nova língua gestual e à escolarização de uma população esquecida e vulnerável. Atualmente interessa-se pela génese e evolução da linguagem na espécie humana, mantendo a investigação em linguística das línguas gestuais e ensino de surdos. 

A sua atuação enquanto investigadora e professora universitária contribui para 6 objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

aminieiro-info

Tem participado, enquanto especialista, em várias comissões de avaliação nacionais e internacionais sendo membro perito da A3ES e do IAVE. Tem feito parte do júri de dezenas de teses de doutoramento e de provas de qualificação tanto em Portugal em Universidades Públicas como no estrangeiro. Tem sido professora visitante em Universidades Estrangeiras, orientado dezenas de estudantes e lecionado em Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos. Atualmente coordena o Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem. Foi membro da Comissão de Ética para a Saúde na Universidade Católica Portuguesa entre 2019 e 2023.

É poliglota e bilingue precoce, com um nível elementar em Língua Gestual Portuguesa.

aminero-numeros
qr corde-amineiro