Curso adiado para setembro 2024
(64horas) - 8 ECTS

Horário: terças e quintas das 18h30 às 20h30

Toda a formação realizar-se-á em regime online. Além dos docentes que terão a responsabilidade científica das unidades curriculares, serão convidados outros docentes e técnicos especialistas nas temáticas a lecionar.

Estrutura

A Formação terá um total de 64 horas e 8 ECTS, estando organizada numa estrutura modular por etapas de desenvolvimento infantil (dos 0 aos 5 anos), considerando os diferentes domínios específicos – linguagem, cognição, motor e sensorial – independentes e complementares, sempre com a identificação e reconhecimento das possíveis perturbações de desenvolvimento associadas e com uma componente fortemente prática (de diagnóstico, de avaliação e de intervenção), numa sinergia pedagógica e clínica:

Módulos

Horas Letivas

Desenvolvimento no 1.º ano de vida

18h

Desenvolvimento do 1.º ao 3.º ano de vida

18h

Desenvolvimento do 4.º ao 5.º ano de vida

16h

Discussão de Casos Clínicos e Avaliação

12h

 

Bibliografia fundamental

  • Adair, S. (2021). Understanding a child the occupational therapy way: recognizing and communicating the unique potential of a child. New York: Routledge
  • Freitas, M. J., Lousada, M & Alves, D. C. (2022). Linguística Clínica (Textbooks in Language Sciences 11). Berlin: Language Science Press. DOI: 10.5281/zenodo.7197134
  • Goswami, U. (2008). Cognitive Development: The Learning Brain. Psychology Press, Taylor & Francis.
  • Johnson, M.H., & Haan, M. (2015). Developmental Cognitive Neuroscience: An Introduction. Oxford: Wiley Blackwell.
  • Singleton, N., & Shulman, B (2014). Language development: foundations, processes and clinical applications (2a edition). USA: Jones & Bartlett Learning.

 

Contacts

Formação Pós-graduada

Hélio Tavares

E-mail:  saude.sede@ucp.pt
Tel: (+351) 21 721 41 47