More Information

Curso adiado para setembro 2024

Horário:

4ªs feiras-regime presencial/distância (18h00-22h00)
5ªs feiras-regime presencial/distância (18h00-22h00)

NOVO Calendário brevemente disponível

apifarma logo

Program Description

O Programa de Certificação em Medical Science Liaison (MSL) pretende ir ao encontro das mais recentes necessidades formativas do exercício da atividade de divulgação científica feita pelos profissionais da indústria farmacêutica, que lhes exige um intercâmbio de nível científico mais adequado com os líderes de opinião.

O papel do MSL tem vindo a emergir na indústria farmacêutica mundial ao longo dos últimos 20 anos. No entanto, em Portugal adquiriu a sua maior relevância desde há cerca de 10 anos e tem acompanhado a evolução da conjuntura económica de restrições ao acesso às tecnologias da saúde e aos medicamentos de ponta, e de redução de recursos da indústria farmacêutica, ao mesmo tempo que se mantém a necessidade de se atingirem os níveis de rentabilidade e performance, para o que contribuirá uma cada vez mais eficaz relação com os profissionais de saúde.

Nestes últimos 10 anos, o recrutamento destes profissionais tem tido um crescimento inverso ao da contratação de profissionais das áreas comerciais: na realidade, o recrutamento de Delegados de Informação Médica (DIM) está estagnado e a tendência crescente é a de que venham progressivamente a ser substituídos por MSL. (1)

O MSL vem facilitar a colaboração entre líderes de opinião (KOL’s) e a empresa no âmbito da disponibilização de informação científica aos profissionais de saúde e no envolvimento dos KOLs em redes peer-to-peer de discussão de estratégias terapêuticas, assim como na identificação de oportunidades de investigação clínica.

A atividade do MSL é caracterizada por uma abordagem predominantemente científica e tem vindo a progredir com o incremento da implementação de programas médicos de cariz científico por parte da indústria bio farmacêutica.

As grandes companhias farmacêuticas, as empresas de biotecnologia e as empresas farmacêuticas de média dimensão estão a constituir equipas de MSLs para as atividades de apoio ao pré-lançamento e de gestão do ciclo de vida do medicamento. Algumas empresas do sector dos dispositivos médicos e de diagnóstico também começam a testar este novo modelo de abordagem. No momento atual, em que profissionais de saúde e pacientes exigem das tecnologias de saúde cada vez mais evidência científica, clínica e económica, o papel do MSL assume uma relevância preponderante.

A aquisição e aprofundamento de novas competências científicas, técnicas e de comunicação disponibilizadas neste programa pós graduado, permitirá que os colaboradores da indústria farmacêutica deem um contributo significativo e diferenciado no acesso às tecnologias da indústria da saúde, através de um continuado e produtivo diálogo com os líderes que moldam os padrões de saúde e de investigação na vanguarda da medicina.

Os resultados das edições anteriores do Programa de Certificação em MSL têm superado de longe as nossas expectativas. Estamos muito satisfeitos com os conhecimentos adquiridos e com o sucesso alcançado pelos nossos alunos, aos quais se juntam as redes estabelecidas entre participantes, docentes (alguns atuais e futuros stakeholders) e equipa de coordenação, numa casa que está sempre aberta a receber todos, a Faculdade de Ciências da Sáude e Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa.

O período de crise originado pela pandemia associada à doença Covid-19, e não só, veio relembrar-nos da grande importância que têm o sistema de saúde e, em especial, os profissionais de saúde nas nossas vidas. Não poderemos deixar de abordar temas relacionados com estes novos tempos no nosso programa.

More Information

Curso adiado para setembro 2024

Horário:

4ªs feiras-regime presencial/distância (18h00-22h00)
5ªs feiras-regime presencial/distância (18h00-22h00)

NOVO Calendário brevemente disponível

apifarma logo

Testimonial

pedro-oliveira-msl

Pedro Oliveira

Medical Lead
Aqui os professores não dão apenas aulas – também nos introduzem no ecossistema da indústria.