Médicos - Medicina Geral e Familiar, Pediatras, Internos de formação específica. Enfermeiros - de Cuidados Gerais e Especialistas

Objetivos

Geral

Consolidar conhecimentos com vista ao desenvolvimento de competências dos profissionais que prestam cuidado de saúde neonatal (especificamente médicos e enfermeiro, para a prestação de cuidados ao recém-nascido, em contexto de cuidados de saúde diferenciados e cuidados de saúde primários.

Específicos

  1. Desenvolver conhecimentos relacionados com a apreciação, diagnóstico e e intervenção, inerentes aos cuidados de saúde ao recém-nascido de termo e prematuro.
     
  2. Atualizar conhecimentos em crescimento e neurodesenvolvimento   do recém-nascido.
     
  3. Explorar modelos de intervenção com vista à estimulação do desenvolvimento global dos recém-nascidos de termo com patologia e  prematuro.
     
  4. Desenvolver conhecimentos de intervenção centrada no recém-nascido, família e serviços de proximidade (intervenção médico psicossocial e educacional)
     
  5. Aprofundar os conhecimentos de âmbito ético-legais no contexto da neonatologia.
     
  6. Desenvolver competências de investigação que possam contribuir para o conhecimento no âmbito dos cuidados de saúde em neonatologia.

 

Contacts

Formação Pós-graduada

Hélio Tavares

E-mail:  saude.sede@ucp.pt
Tel: (+351) 21 721 41 47