Hélio Tavares
E-mail: saude.sede@ucp.pt
Tel: (+351) 21 721 41 47
Curso adiado para setembro 2024
Horário: terças e quintas das 18h30 às 20h30
Nova calendário brevemente disponível
Toda a formação realizar-se-á em regime online. Além dos docentes que terão a responsabilidade científica das unidades curriculares, serão convidados outros docentes e técnicos especialistas nas temáticas a lecionar.
Esta formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Ref.ª CCPFC/ACC- 119096/23).
O desenvolvimento infantil é um processo complexo que relaciona a aquisição de capacidades e de competências sensoriais e motoras, cognitivas, de linguagem, afetivas e sociais. A investigação tem mostrado que o desenvolvimento infantil é um processo estabelecido por fatores biológicos e ambientais e que progride por diferentes etapas.
Os primeiros anos de vida de uma criança têm-se revelado cruciais para que se desenvolvam as capacidades necessárias de forma que a criança atinja todo o seu potencial. O comprometimento no desenvolvimento infantil durante a primeira infância interfere significativamente no crescimento da criança a longo prazo, resultando em desigualdades educacionais e socioeconómicas, bem como pior qualidade de vida do futuro adulto. A primeira infância é o período fundamental para a promoção do desenvolvimento infantil.
A identificação atempada de dificuldades e de comportamentos fora do que está padronizado para as etapas do desenvolvimento infantil permite que a criança beneficie de uma intervenção precoce. Atualmente, reconhece-se que as equipas interdisciplinares compostas por profissionais de educação e de saúde respondem de forma mais completa aos sinais de alerta, alcançando uma leitura global dos diferentes domínios comprometidos.
Para promover estratégias de atuação interdisciplinar no primeiros anos de desenvolvimento infantil (dos 0 aos 5 anos de vida), a presente formação avançada em promoção interdisciplinar do desenvolvimento infantil visa atualizar os profissionais de educação (educadores de infância e auxiliares de educação) e de saúde (terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, psicólogos, entre outros) do conhecimento recentemente produzido quanto às várias etapas de desenvolvimento infantil nos seus diferentes domínios – linguagem, cognição, motor e sensorial –, de forma a aprofundar as suas competências e promover uma sinergia (pedagógica e clínica) que conduza ao desenvolvimento global harmonioso da criança. A aplicação de princípios psicolinguísticos, cognitivos, psicomotores e sensoriais contribui para atingir melhores níveis de desenvolvimento das crianças reduzindo as suas necessidades atuais e futuras.
A presente formação destaca-se fortemente pela sua componente prática, envolvendo discussão de casos clínicos.
Curso adiado para setembro 2024
Horário: terças e quintas das 18h30 às 20h30
Nova calendário brevemente disponível
Toda a formação realizar-se-á em regime online. Além dos docentes que terão a responsabilidade científica das unidades curriculares, serão convidados outros docentes e técnicos especialistas nas temáticas a lecionar.
Esta formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Ref.ª CCPFC/ACC- 119096/23).
Curso adiado para setembro 2024
Horário: terças e quintas das 18h30 às 20h30
Nova calendário brevemente disponível
Toda a formação realizar-se-á em regime online. Além dos docentes que terão a responsabilidade científica das unidades curriculares, serão convidados outros docentes e técnicos especialistas nas temáticas a lecionar.
Esta formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Ref.ª CCPFC/ACC- 119096/23).