Program Description

A problemática da alimentação é a primeira preocupação dos pais em relação aos seus filhos acabados de nascer. Como alimentá-los nos seus primeiros meses de vida? É um capítulo indispensável na preparação dos futuros pais.

O aleitamento materno constitui a mais antiga, mais simples, mais natural e mais segura forma de o fazer. Hoje em dia existem diferentes alternativas para alimentar um bebé. A indústria dos leites artificiais é muito poderosa, e a investigação científica por ela realizada produziu múltiplos produtos destinados a substituir o leite materno. Nenhuma, no entanto, é capaz de se assemelhar na sua especificidade nutricional, imunológica e psicoafectiva.

Preparada para profissionais da área da saúde, esta Pós-graduação permitirá equipá‑los com conhecimentos e competências para que possam ajudar os pais a tomar decisões fundamentadas, dando-lhes, simultaneamente apoio técnico que lhes permita ultrapassar as eventuais dificuldades que possam surgir.

O curso começa por fazer uma abordagem científica da alimentação de um bebé nos seus primeiros anos de vida, elencando teoricamente todas as vantagens e dificuldades para a mãe e para o seu filho, discutindo e apresentando os problemas práticos que normalmente se colocam às lactantes (sobretudo às primíparas), bem como o modo de os resolver, comparando os resultados com as formas alternativas oferecidas.

Discutir-se-ão não só os problemas clínicos que se deparam ao profissional de saúde, como os sociais de apoio familiar, que a decisão de amamentar um filho pode acarretar.

No final, pretende-se preparar os profissionais de saúde com conhecimentos sólidos que lhes permitam, ao ingressar nos seus locais de trabalho, promover, apoiar e proteger convictamente o aleitamento materno.

A aprovação nesta Pós-graduação que irá decorrer no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP), se for completada pela formação prática exigida pelo International Board of Lactation Consultants Examiners (IBCLC), permite a candidatura ao exame para obtenção do grau de Consultor Internacional de Lactação.

APOIO CIENTÍFICO

Esta Pós-graduação tem o apoio científico de:

pedipedia
amamentos