Sérgio Deodato é Doutorado em Enfermagem, na área de Ética em Enfermagem, pela Universidade Católica Portuguesa. Mestre em Bioética, licenciado em Enfermagem e em Direito.
Pós-Graduação em Direito - Curso de Especialização em “Direito: Direitos Fundamentais”
Especialista em Enfermagem, nos termos do Decreto-Lei nº 206/2009, de 31 de agosto.
Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfermeiro Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória.
Foi Presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros, em Portugal, entre 2008 e 2011; Diretor da Escola de Enfermagem (Lisboa) do ICS/UCP, entre outubro de 2012 a setembro de 2020 e membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida entre 2015 e 2020.
Professor Associado da Universidade Católica Portuguesa (Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem, Faculdade de Medicina, e Escolas de Enfermagem, de Lisboa e Porto), investigador do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) da UCP, sendo coordenador da linha de investigação "Ethics4Care".
Investigador, autor e consultor nas áreas da Ética da Saúde e da Enfermagem, Deontologia de Enfermagem, Direito da Saúde, Enfermagem Médico-Cirúrgica, e Enfermagem Perioperatória.
É presidente da Comissão de Ética do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, membro das Comissões de Ética, do IPO de Lisboa, ULS Arrábida (Setúbal), e do Instituto Politécnico de Viseu.
Membro da "European Academy of Nursing Science", da "Sociedade Portuguesa de História de Enfermagem" e da "Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde".
Membro de Conselhos Científicos e Revisor em várias revistas internacionais.