(Coordenador – Marlene Barros)
A plataforma SalivaTec centra a sua investigação em Bioinformática/Biologia Computacional e em Biomarcadores e Mecanismos Moleculares, anotando, curando e integrando dados moleculares focados em diagnóstico salivar. Gera a base do conhecimento para a produção de Dispositivos Orais tornando a cavidade oral uma porta para a monitorização e avaliação da saúde em tempo real.
O trabalho in silico na anotação e análise de dados e na produção de ferramentas resultou na base de dados OralCard que foi recentemente atualizada para a base de dados SalivaTecDB com uma nova interface e com a inclusão de dados de proteínas microbianas e microRNAs. A base de dados SalivaTecDB é única na recolha, anotação manual e disponibilização de informação molecular na saliva. Estas bases de dados permitiram a reutilização dos dados das ciências Ómicas já existentes, para o esclarecimento de mecanismos moleculares e a pesquisa de biomarcadores salivares. A SalivaTecDB permitiu já a identificação de mecanismos desregulados na periodontite agressiva, preparando o caminho para o estabelecimento de melhores estratégias de diagnóstico e soluções terapêuticas.
Uma aproximação semelhante foi aplicada para a proposta de proteínas que têm potencial como biomarcadores de diagnóstico e de estratificação para o Espectro de Autismo (CORBEL – a terminar em 2020). A ferramenta SalivaPRINT Toolkit, que permite a determinação e análise de perfis de proteínas, constitui um avanço na utilização da saliva para a estratificação em doença e a otimização do processo de proposta de novos biomarcadores. Outra das ferramentas bioinformáticas inovadoras, o OralInt, desenvolvido em conjunto com o IEETA, permite a previsão de interações proteína-proteína entre diferentes organismos. A utilização do OralInt levou à previsão do interactoma entre o vírus Zika e as proteínas humanas, permitindo a proposta de 18 novas proteínas-alvo humanas. Estes resultados são importantes para o esclarecimento dos mecanismos de patogénese do vírus e para o desenvolvimento de novas terapêuticas para controlo de infeções por ZIKA.
Os estudos in silico utilizando ferramentas bioinformáticas desenvolvidas na plataforma SalivaTec permitem promover a utilização da saliva para a investigação em saliva.
Investigadores Integrados
Cristina Esteves - Docente EC-FCT |
Dora Catré |
Gustavo Fernandes |
Joana Rosmaninho Salgado |
Maria José Serol de Brito Correia |
Marlene Maria Tourais Barros - Diretor CIIS, Coordenador de Plataforma |
Nuno Ricardo das Neves Rosa |
Raquel Silva - Investigador EC-FCT |
Sofia Duarte - Docente EC-FCT |
Colaboradores:
- Eduardo Esteves - Bolseiro PDR2020
- Jesus Garrido Garcia
- Mónica Figueiredo Fernandes (aluno PhD)
- Luís Sepúlveda (aluno PhD)
- Pedro Campos (alunos PhD)
- Sofia Mariana Saavedra Ribeiro Pires da Silva (aluno PhD)
- Jorge Emanuel Martins (aluno PhD)
- Ana Sofia Fraga Almeida (PhD)