Metodologia

Sessões de natureza teórico-prática, no sentido de promover a participação dos formandos, sobretudo no respeitante à sua própria experiência e dificuldades em intervir junto de crianças e jovens com necessidades complexas de comunicação, com ênfase nas situações de inclusão escolar.

Nas sessões de natureza prática a turma poderá ser dividida em dois grupos, de forma a facilitar o envolvimento dos formandos nas diversas atividades. Esta 5ª edição, reforçando a sua componente prática, segue um regime de ensino essencialmente presencial (22 sessões presenciais), a que acrescem duas sessões on-line para conteúdos teóricos específicos.

 

Avaliação

Para a obtenção dos 8 ECTS os formandos deverão cumprir uma frequência mínima de 2/3 do total de horas de formação e realizar um trabalho escrito que deverá focar-se num tema à sua escolha, dos abordados durante a formação, e de acordo com as diretrizes dos formadores. Este trabalho poderá, por exemplo, revestir a forma de um “Projeto Individual de Intervenção” ou de um “Estudo de Caso”. A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 20 valores, com aprovação mediante classificação igual ou superior a 10 valores.

Esta formação está acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/ACC-115020/22) destinada a Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. A avaliação dos formandos poderá ser formalizada também numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores de acordo com a regulamentação em vigor (Carta Circular CCPFC – 2/2016, ano de 2016).

Contacts

Formação Pós-graduada

Zita Bento
E-mail:  saude.sede@ucp.pt
Tel: (+351) 21 721 41 47