Formação Avançada em Tecnologias de Apoio para a Inclusão

More Information

Formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Ref: CCPFC/ACC-115020/22

5ª edição
Duração do Curso: dezembro de 2023 a julho de 2024

Regime totalmente presencial aos sábados das 9h30 às 16h30.
Duas sessões online que funcionarão à quarta-feira das 18h00 às 21h00.

Calendário previsto:

• 16 de dezembro
  • 13 e 27 de janeiro
  • 07 (online) e 17 de fevereiro
  • 02, 06 (online) e 16 de março
  • 13 de abril
  • 04 e 18 de maio
  • 1, 22 e 29 de junho
  • 06 de julho (sessão de apresentação dos trabalhos)

APOIO DA FUNDAÇÃO Altice

O apoio prestado pela Fundação Altice viabiliza a concretização desta Formação Avançada. A Fundação Altice, tem estabelecido parcerias estratégicas com entidades ligadas ao Ensino, no sentido de desenvolver e apoiar soluções tecnológicas nos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial, em todo o país, contribuindo significativamente para a Educação Inclusiva.

fundacao-altice

Program Description

As Tecnologias de Apoio constituem uma área do conhecimento científico de natureza transdisciplinar, onde se concentram saberes de âmbitos tão diversos como a educação, reabilitação, engenharia, psicologia, serviço social, etc., que, se adequadamente enquadrados em programas terapêuticos e pedagógicos, vão proporcionar a tão ambicionada melhoria na qualidade de vida de pessoas com incapacidades físicas, sensoriais ou cognitivas.

Os desenvolvimentos tecnológicos das últimas décadas, sobretudo na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, conduziram, por um lado, a soluções relevantes para a população em geral, por outro, nalguns casos, contribuíram para a info-exclusão de pessoas idosas e com deficiência. Com base nesses desenvolvimentos tecnológicos, foram sendo desenvolvidas aplicações específicas - Tecnologias/Produtos de Apoio (TA) - que permitiram uma melhoria relevante na qualidade de vida e inclusão na sociedade desses grupos. No caso das pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC), os produtos de apoio existentes no mercado, ou em desenvolvimento, têm permitido uma mais adequada "Inclusão Digital" de, por exemplo, pessoas com disfunções neuromotoras graves, utilizadoras de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), como ocorre frequentemente em pessoas com paralisia cerebral, com doenças neurológicas progressivas, sequelas de traumatismos crâneo- encefálicos, etc. Todos esses utilizadores têm beneficiado de uma forma marcante de uma melhor acessibilidade a bens e serviços através de Tecnologias de Apoio, o que origina uma mais adequada inclusão nos contextos significativos (sociais, escolares, laborais, etc.) onde se pretendem inserir.

A 5ª edição desta Formação Avançada, surge na sequência das quatro edições anteriores, realizadas em 2019, 2021, 2022 e 2023 pela Universidade Católica Portuguesa, com o apoio financeiro da Fundação Altice. Dessa forma, cerca de cento e vinte profissionais ligados sobretudo à Educação Inclusiva beneficiaram desta formação, ainda pioneira no nosso país, que permitiu um apoio mais diferenciado à inclusão, no Ensino Regular, de alunos com necessidades educativas especificas.  As duas primeiras edições proporcionaram a professores e outros técnicos, nomeadamente, a terapeutas da fala, uma oportunidade de consolidar conhecimentos sobre múltiplas soluções tecnológicas de acessibilidade que permitiram facilitar o processo de ensino aos docentes e outros profissionais de educação, contribuindo para a melhoria das aprendizagens de alunos com necessidades educativas especiais. Na terceira edição, focaram-se os temas das TA e das NCC, tendo abrangido sobretudo profissionais de Reabilitação (Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Fisiatras, etc) de Centros de Reabilitação especializados, e dos Núcleos INCLUI da Fundação Altice, sendo que a 4ª edição abrangeu sobretudo os profissionais de educação

Esta 5ª edição centra-se novamente no domínio das Necessidades Complexas de Comunicação (Comunicação Alternativa e Aumentativa) e Tecnologias de Apoio para a Inclusão, voltando, a exemplo das 1º e 2ª e 4ª edições, a ser uma formação especializada para professores que apoiem diretamente, ou recebam nas suas salas de aula, alunos com disfunções neuromotoras graves e com Necessidades Complexas de Comunicação, de forma a que esses alunos possam participar mais activamente em ambientes pedagógicos inclusivos.

More Information

5ª edição
Duração do Curso: dezembro de 2023 a julho de 2024

Regime totalmente presencial aos sábados das 9h30 às 16h30.
Duas sessões online que funcionarão à quarta-feira das 18h00 às 21h00.

Calendário previsto:

• 16 de dezembro
  • 13 e 27 de janeiro
  • 07 (online) e 17 de fevereiro
  • 02, 06 (online) e 16 de março
  • 13 de abril
  • 04 e 18 de maio
  • 1, 22 e 29 de junho
  • 06 de julho (sessão de apresentação dos trabalhos)

APOIO DA FUNDAÇÃO Altice

fundacao-altice