Docentes da FCSE e Investigadores do CIIS formam professores em Educação de Surdos e em Língua Gestual de STP (LGSTP), e iniciam os trabalhos de atualização do Dicionário de LGSTP, no âmbito do projeto ERGUES

Wednesday, October 2, 2024 - 18:16

Docentes da FCSE e Investigadores do CIIS formam professores em Educação de Surdos e em Língua Gestual de São Tomé e Príncipe (LGSTP), e iniciam os trabalhos de atualização do Dicionário de LGSTP, no âmbito do projeto ERGUES.

No âmbito do Projeto ERGUES, durante as semanas de 9 a 21 de setembro, docentes da FCSE e investigadores do CIIS dão formação sobre Educação de Surdos e Língua Gestual de São Tomé e Príncipe a 50 professores do 1.º, 2.º e 3º ciclo do ensino em São Tomé e Príncipe. A mesma equipa trabalhou em conjunto com a comunidade surda santomense na atualização e na digitalização da próxima edição do Dicionário de Língua Gestual de São Tomé e Príncipe.

O projeto ERGUES, com a duração de 36 meses (de 1 janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2026), tem como objetivo geral contribuir para a melhoria da qualidade, da equidade e da inclusão no sistema educativo de São Tomé e Príncipe, atuando em 4 eixos de intervenção: ensino técnico-profissional de dupla certificação, materiais didáticos digitais para o ensino básico e secundário, formação de professores e investigação em educação e reforço da capacidade institucional do Ministério da Educação.

O ERGUES – Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe é financiado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, I.P., e coordenado e cofinanciado pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF) e pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF). Tem como parceiros de implementação e cofinanciadores a Universidade de Aveiro (UA), a Universidade de Évora (), o Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) e a Universidade Católica Portuguesa (UCP), e como parceiros de implementação e beneficiários o Ministério da Educação, Cultura e Ciências de São Tomé e Príncipe (MECC) e a Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP).

Formação STP setembro 2024 1
Formação STP Setembro 2024 2/2