A formação avançada em Preparação e ensino inicial da leitura e escrita surge no âmbito do Projeto Literacia para o 1.º ciclo proposto pela Fundação Belmiro de Azevedo em parceria com diferentes instituições de ensino superior, entre as quais, a Universidade Católica Portuguesa através da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem. O projeto visa ações formativas e de investigação por forma a contribuir para uma melhor aprendizagem da leitura e escrita.
Os resultados dos estudos internacionais em que Portugal tem participado (PIRLS e PISA) mostram que embora o índice de literacia dos alunos portugueses se situe dentro da média dos demais países, nos últimos anos, o seu nível de desempenho tem vindo progressivamente a baixar. Atualmente, um em cada quatro jovens do ensino básico não alcança um nível elementar em leitura (e.g., IAVE, 2023; OCDE, 2023). Discute-se que estas dificuldades já surgem na fase inicial de aprendizagem, pois salvo muito raras exceções, nenhum aluno se torna um mau leitor apenas aos 9/10 ou aos 15 anos de idade.
Nesta ação formativa que funcionará também na modalidade de Oficina CCPFC, focam-se os aspetos da língua, do sistema de escrita, da ortografia, e os processos envolvidos na aprendizagem da leitura, cujo domínio científico se tem revelado determinante para os educadores e os professores poderem tomar opções pedagógicas mais informadas na evidência. Vários estudos têm mostrado que não só é indispensável os professores dominarem bem a língua em que vão ensinar a ler e escrever, como têm posto em evidência que uma instrução dirigida aos processos cognitivos específicos de leitura/escrita e da sua aprendizagem, e atenta aos fatores que a podem comprometer, promovem o sucesso da maioria dos estudantes e ajudam a reduzir dificuldades (e.g., nos E.U.A., NRP, 2000; no R.U., EEF, 2018, 2021; na Australia, Rowe, 2005; Castles, Rastle & Nation, 2018). Considerando também as fragilidades encontradas nos cursos de referência de formação inicial de professores quer no campo das neurociências cognitivas (Rato et al., 2023), quer na ciência da leitura e escrita (Silva et al., 2024), surge esta proposta de formação contínua, enriquecida pela participação de vários especialistas de diferentes instituições de ensino superior, ciente de que para induzir a mudança é necessário contribuir para a atualização do conhecimento científico e pedagógico dos professores com responsabilidades no ensino inicial da língua portuguesa. Este curso está acreditado como Oficina de formação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Ref. CCPFC/ACC-130217/24).