ana-mateus

Ana Mateus

Médica Nefrologista
Hospital da Cruz Vermelha, Lisboa

Sou nefrologista há 17 anos e, em 2018, senti a necessidade de aprofundar conhecimentos que melhorassem a minha prática clínica. Cuido de pessoas com doença crónica incurável (doença renal crónica) à qual se associa um imenso sofrimento, ao longo de toda a trajetória da doença renal e especialmente em fim de vida. Foi então que iniciei uma pós-graduação em Medicina Paliativa, na Universidade Católica, Lisboa e fiquei agradavelmente surpreendida com os vários temas abordados. Aprofundei os meus conhecimentos no Mestrado em Cuidados Paliativos da Universidade Católica de Lisboa.

 O curso é extremamente bem estruturado, humanizado e ministrado por docentes com vasta experiência teórica e prática, vindos de várias partes do mundo. Abordámos temas como os princípios fundamentais dos cuidados paliativos, aquisição de skills comunicação na prática clinica, temas éticos e legais, gestão de sintomas debilitantes, navegámos pelas especificidades das doenças oncológicas e não oncológicas (doença cardíaca, renal, neurológica, pneumológica) de uma forma muito prática mas igualmente com uma forte componente teórica.

Este mestrado transformou a minha abordagem médica, proporcionando-me a prestação de cuidados mais completo e compassivo aos meus doentes.

Numa época altamente tecnológica e de crescente uso da inteligência artificial, humanizar e individualizar cuidados mantém-se essencial para garantir que cada doente recebe um tratamento que respeite a sua dignidade, os seus valores e as suas necessidades únicas.

Recomendo este Mestrado a todos os profissionais de saúde que procuram aprimorar as suas competências, humanizar a sua prática e adquirir conhecimentos sólidos na prestação de cuidados de excelência quer em final de vida quer ao longo da trajetória de uma doença crónica incurável.

Testemunho-MCP-Ana Sofia Branco

Ana Sofia Branco

Assistente Social
Clínica de S. João de Ávila
Mestrado em Cuidados Paliativos

Decidi tirar o Mestrado na Universidade onde tirei a minha Licenciatura de Serviço Social, por ser uma Universidade conceituada e onde em tempos vivenciei um ambiente diferenciador e dinâmico, dotado de excelentes docentes e um ensino diferenciado e próximo com os alunos. O plano curricular também foi amplamente apreciado pelo facto de ser permitido ao aluno poder concluir o seu mestrado através de um estágio, onde a componente teórica pode ser colocada em prática. O facto de ser um mestrado dotado de uma vasta equipa interdisciplinar torna-o único e bastante rico. Recomendo este mestrado a quem pretenda expandir os seus conhecimentos.

Ana Sogia Gorgulho

Ana Sofia Gorgulho

Gerontóloga a desempenhar funções como Responsável da Pastoral da Saúde, Animação e Voluntariado
Clínica São João de Ávila (Unidade de Lisboa e Carnaxide)

Decidi tirar o Mestrado em Cuidados Paliativos na Universidade Católica Portuguesa uma vez que, além de ser uma instituição de renome, é dotada de um leque irrepreensível de docentes, sempre disponíveis a ajudar. O plano curricular abrangente às mais variadas áreas, torna a experiência ainda mais enriquecedora. Os estágios curriculares foram componentes muito importantes para a consolidação de conhecimentos, permitindo uma melhor aprendizagem em contexto real.

Este mestrado deu-me as ferramentas necessárias para desempenhar as minhas funções de uma forma mais humanizada e consciente, contribuindo para uma intervenção mais adequada e eficaz. 

Recomendo-o a todos os profissionais que pretendem expandir os seus conhecimentos nesta área, uma vez que terão uma vasta e especializada equipa para os acompanhar.   

 

 

diana pinho

Diana Pinho

Gerontóloga
Coordenadora Geral da Santa Casa da Misericórdia de Mora

Fazer o Mestrado em Cuidados Paliativos na Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa proveu-me de competências multidimensionais, essenciais ao meu exercício profissional.

Ter a oportunidade de absorver conhecimentos através de docentes de referência, nacional e internacional, na área dos cuidados paliativos, que simultaneamente são extremamente acessíveis e disponíveis, é muito inspirador e proporcionou-me uma evolução exponencial nesta área.

Presentemente sinto segurança no trabalho que desenvolvo junto das pessoas com necessidades paliativas, dos seus familiares e dos cuidadores formais e informais. Esta sensação de segurança não existia e era fonte de inquietação antes das competências adquiridas neste mestrado e nos campos de estágio.

Liliana Faustino

Liliana Faustino

Enfermeira
Centro Hospitalar do Oeste - Unidade de Peniche
Mestrado em Cuidados Paliativos

Atualmente frequento o Mestrado em Cuidados Paliativos e estou satisfeita com o plano de estudos, o acompanhamento constante por parte dos docentes e os conhecimentos/experiências adquiridos no seu decurso.

Trata-se de um mestrado com conteúdos e participantes oriundos de várias áreas profissionais em saúde, uma característica que aprecio bastante pela possibilidade de maior enriquecimento das aprendizagens e estimulo ao trabalho em equipa. 

maria-alponte

María Dolores Alfonso Aponte

Fisioterapeuta especialista em saúde mental e geriatría.

Um dos sucessos mais importantes da minha vida profissional foi quando decidi tirar o Mestrado em Cuidados Paliativos e, mais tarde, descobri que não era apenas a nível profissional, mas também a nível pessoal.

Neste mestrado e nesta instituição descobri que os conceitos de empatia, compaixão e acompanhamento não são apenas teoria, mas sim uma prática constante presente nas salas de aula, onde professores e alunos partilham através do respeito, as diferentes perspetivas de cuidar e de como fazê-lo. O facto de ser estrangeira e falante nativa da língua espanhola, mais do que uma barreira cultural e linguística, foi uma ponte de ligação para a compreensão da cultura portuguesa.

Rita-mascarenhas-mcp

Rita Mascarenhas Pessoa

Enfermeira a exercer na Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos
Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca da ULS Amadora Sintra.

Perante a realidade da população portuguesa, onde o sofrimento associado à doença está num crescente, a realização de formação em cuidados paliativos pareceu-me imprescindível. Neste Mestrado, não só expandi o meu conhecimento nesta área tão fundamental, como tive estágios que reforçaram a teoria com a prática. As aulas foram particularmente enriquecedoras pela variedade dos temas e professores com muita experiência. O percurso foi feito, adaptado e individualizado às necessidade de cada mestrando e, no final, acrescentou-me competências estruturantes para a minha prestação de cuidados paliativos.

Contacts

Formação Pós-graduada

Hélio Tavares

E-mail:  saude.sede@ucp.pt
Tel: (+351) 21 721 41 47