A Universidade Católica Portuguesa reforça a sua presença internacional com a seleção de dois projetos pela Fundação Luso‑Americana para o Desenvolvimento (FLAD), no âmbito do Programa UP – Ensino Superior 2026. Cada projeto pode receber até 30 mil euros de financiamento e promete criar novas oportunidades de mobilidade académica e cooperação científica, consolidando o prestígio da Católica no panorama global do ensino superior. Um projeto foi proposto pela Faculdade de Ciências Humanas: Dual Degree in Emerging Media and Digital Transformation, em colaboração com o College of Communication and Information da Kent State University (EUA).
O projeto LINK – Leadership in Nursing Knowledge Exchange resulta de uma parceria estratégica entre a Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem (Lisboa - Porto), e o Boston College (EUA). O objetivo é reforçar a cooperação internacional no ensino doutoral em Enfermagem, através de atividades como desenvolvimento curricular conjunto, mobilidade de docentes e estudantes, sessões intensivas de formação (“Winter” e “Summer School”), coorientação de doutorandos e produção científica.
Paralelamente, será criado um Global Nursing Innovation Lab, que servirá como espaço de inovação e investigação colaborativa, consolidando a posição da UCP como referência europeia na formação doutoral em Enfermagem. Este projeto está alinhado com a estratégia de internacionalização da Católica e da SACRU (Strategic Alliance of Catholic Research Universities).
Com estes dois projetos, a Universidade Católica Portuguesa reforça a sua presença internacional, fortalece laços estratégicos com instituições de referência nos EUA e promove mobilidade, competências transversais e cooperação científica. Um reconhecimento que traduz o compromisso da Católica com a excelência e a inovação no ensino superior global.