Dotar os(as) formandos(as) de conhecimentos técnicos e experiência sobre as boas práticas de segurança infantil por forma a promover uma visão mais holística e sistémica de saúde e bem-estar da criança favorecendo o seu desenvolvimento.
Tendo como base o referencial da carta dos direitos fundamentais da criança espera-se que os formandos obtenham como resultados de aprendizagem:
1. Reconhecer a importância do brincar, participar e deslocar-se de forma autónoma e segura na saúde e bem-estar da criança;
2. Compreender as formas de garantir segurança e como esta é um elemento fundamental na saúde e desenvolvimento infantil e juvenil;
3. Identificar os principais problemas no âmbito da segurança infantil e obstáculos à trajectória de desenvolvimento;
4. Interpretar as características de espaços seguros, acessíveis, inclusivos e geradores de oportunidade de acção e brincadeira;
5. Saber avaliar o risco-benefício em diferentes ambientes e contextos para implementar medidas de segurança ajustadas;
6. Demonstrar um pensamento holístico sobre o desenvolvimento de crianças e jovens com cruzamentos interdisciplinares entre a saúde e a segurança e prevenção de acidentes.
7. Apoiar as instituições e as suas equipas técnicas, através da divulgação / partilha de conhecimentos, de atitudes e boas práticas.