O Estudo «E‑learning is a burden for the deaf and hard of hearing» realizado pela equipa de investigadoras Filipa Rodrigues, Ana Maria Abreu, Ingela Holmström e Ana Mineiro, foi publicado na revista Scientifc Reports. Este artigo revelou quais os desafios crescentes ao nível dos processos cognitivos da atenção e memória entre a população surda gestuante, associados às soluções de e-learning implementadas nos vários níveis de ensino, durante os sucessivos períodos de confinamento por Covid-19.
Através de um estudo experimental com participantes de três grupos, ouvintes, usuários e não usuários de Língua Gestual Portuguesa, foi investigado de que forma é que o ambiente online pode afetar, de forma diferente, participantes surdos e ouvintes”
As investigadoras concluíram que o grupo de surdos apresenta maiores valores nas taxas de fadiga cognitiva e física após uma aula online (estímulo multimédia) quando comparados com ouvintes, associadas a menores pontuações de desempenho num teste ligado aos conteúdos apresentados.
Os dados encontrados contribuem para a discussão sobre os prós e contras da migração digital nos modelos usados nos últimos dois anos e ajudam a redesenhar metodologias e abordagens, em particular no campo da Educação para Surdos.