Aula Aberta - A DOR NA EXPRESSÃO ARTÍSTICA

Universidade Católica Portuguesa

LisboaSão Domingos de Benfica, Lisboa1649-023
Show map

No âmbito da 7ª edição da Pós-Graduação em Dor, regressa a Aula Aberta A Dor na Expressão Artística que se dirige não só aos alunos desta Pós-Graduação, mas também a todos os interessados neste tema. Ainda que esta PG tenha um foco rigoroso em termos científicos é também essencial cultivar uma compreensão mais ampla e profunda da experiência da dor, nos seus múltiplos ângulos. O papel da dor no processo de criação e expressão artística será o fio condutor da conversa cuja moderação ficará a cargo dos responsáveis da PG em Dor, nomeadamente, Prof. Doutor José Manuel Costa Martins, Profª Doutora Rita Canaipa e Dr. Pedro Sabino.

02 de março | 10h00-13h00
Sala de Exposições (Ed. da Biblioteca, Piso 2, Campus de Lisboa)
Entrada livre mediante inscrição | Formulário de inscrição

Na edição deste ano contamos com convidados representativos das ARTES DA ESCRITA e das ARTES VISUAIS que vêm partilhar como a dor (ou sofrimento) fazem parte do processo criativo, condicionam o olhar, ou são motores de inspiração.

aula-aberta-dor

Nuno Miguel Guedes, jornalista e argumentista freelancer. Como jornalista, iniciou carreira no Jornal de Letras, esteve no semanário. O Independente desde a sua criação até 1990, altura em que sai para fundar a revista Kapa (1990-1993) com Miguel Esteves Cardoso, onde foi editor. Colaborou e colabora com várias publicações. Neste momento escreve crítica de cinema para a revista Sábado. É letrista. Foi co-responsável pela apresentação e programação dos encontros de poesia Poetas do Povo. Faz programação cultural. É membro regular do colectivo Lisbon Poetry Orchestra.

José Damas, autor de obra poética, estreia-se na poesia em 2015 com o livro Quando os Olhos se Fecham. É natural de Cerejo - Pinhel, residente em Penafiel, é licenciado em Filosofia pela FLUL e foi, até se reformar, professor de filosofia no ensino secundário e no Instituto Superior Politécnico Portucalense. A sua formação filosófica atravessam os seus livros, mas a sua profissão de fé nas palavras leva-o mais longe do que as simples ideias podem levar.  De entre vários estilos, desde a poesia ao livro infantil, a sua mais recente publicação faz um retrato da vida emigrada e intitula-se: Soubesse Amélia, o Voo dos Pássaros.

Luís Miguel Monteiro, fotógrafo (n. 1975), Português, vive em Lisboa. Desenvolve trabalho autoral em fotografia desde 2006. Trabalha com ideias de ficção, realidade, arquivo e memória. Tem produzido livros de artista e expõe regularmente desde 2007. Concluiu o doutoramento em Belas-Artes em 2020. O seu trabalho está representado em várias acervos públicos e privados.

Madalena Matoso, ilustradora e designer, nasceu em Lisboa em 1974. Tem uma licenciatura em Design de Comunicação, pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e uma pós graduação em design gráfico editorial pela Universidade de Barcelona. Em 1999 criou o Planeta Tangerina com três amigos. Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração em 2008 e 2018 e menções especiais em 2006, 2007, 2009 e 2014; Prémio Ilustração de Livro Infantil Festival de BD Amadora em 2008 e 2011 e Prémio Autor SPA/Livro infanto-juvenil em 2015. Dá aulas de Ilustração na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa desde 2010.

Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem
Universidade Católica Portuguesa