Doutoramento em Ciências da Cognição, Linguagem e Neurociências

Program Description

O grau de Doutor em Ciências da Cognição, da Linguagem e Neurociências é conferido pela UCP, através da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem. A UCP iniciou atividades de formação académica em 2005 e, especificamente, na área da Linguagem e Comunicação, tendo desde essa altura promovido a realização de vários programas de mestrado (Mestrado em Linguística Clínica e Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos), quer nesse âmbito, quer em Neuropsicologia. Nos últimos anos, ainda no sistema “pré-Bolonha”, desenvolveu um programa de doutoramento tutorial em Ciências da Saúde, mais genérico, mas com grande enfoque também nos mesmos domínios.

No sentido de dar continuidade à formação pós-graduada que tem vindo a ser disponibilizada, foi criado este programa de Doutoramento no âmbito da Saúde, área específica das Ciências da Cognição e da Linguagem, uma formação onde vários domínios científicos se cruzam, como as Ciências da Linguagem, as Neurociências e a Neuropsicologia. O interesse por esta área tem vindo a aumentar internacionalmente, mas no nosso país a oferta formativa é ainda bastante reduzida, pelo que se afigura importante para o FCSE-UCP desenvolver este programa de doutoramento como resposta a essa necessidade.

O Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) e os seus laboratórios – Lang_Lab e Brain and Behaviour Research Lab (BBR) - enquadram e apoiam a pesquisa desenvolvida pelos estudantes de Doutoramento.

Os alunos podem usufruir de bolsas da FCT atribuídas pelo CIIS a este programa doutoral na área da Surdez e da Língua Gestual.

O programa doutoral é de regime presencial ainda que possa ser adaptado para ensino à distância/ensino remoto em caso de necessidade.

O Curso de Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem da Universidade Católica Portuguesa foi acreditado pela A3ES | ACEF/2122/201246

Testimonial

Testemunho Phd Joana Texeira

Joana Teixeira

Terapeuta da Fala
Potenciado o desenvolvimento de ferramentas de trabalho fulcrais ao sucesso profissional e académico, que se refletem, igualmente, numa enorme satisfação pessoal.