Primeira surda a defender tese de doutoramento na Universidade Católica Portuguesa

Friday, June 7, 2024 - 15:33

Helena Carmo fará história ao se tornar a primeira pessoa surda a defender uma tese de doutoramento na Universidade Católica Portuguesa e a primeira no país na área da linguística. A defesa ocorre dia 14 de junho às 11h00 na Universidade Católica Portuguesa. Helena Carmo frequentou com sucesso o programa doutoral em Ciências da Cognição e da Linguagem da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem.

A tese, intitulada "Aspetos Fonológicos, Morfossintáticos e Semânticos da Negação em Língua Gestual Portuguesa: O Caso do Gesto NÃO_HAVER", foi recebida com grande entusiasmo pela comunidade académica. A sua investigação explorou profundamente os mecanismos linguísticos da negação na Língua Gestual Portuguesa (LGP), concentrando-se no gesto específico "NÃO_HAVER". Esta pesquisa pioneira contribui significativamente para o entendimento e a valorização da LGP, lançando luz sobre as complexidades e as nuances desta língua visual e gestual.

Este marco representa um avanço significativo na inclusão de pessoas surdas no meio académico, destacando a importância de proporcionar condições e recursos adequados para que todos possam contribuir para o conhecimento científico. A defesa de Helena também ressalta a relevância de estudos sobre línguas gestuais, um campo que muitas vezes é negligenciado, mas que possui uma riqueza e complexidade comparáveis às línguas faladas.

A conquista de Helena Carmo é um testemunho de perseverança e excelência académica, celebrando a diversidade e a inclusão no cenário científico europeu, abrindo caminho para futuras investigações e promovendo um maior reconhecimento da Língua Gestual Portuguesa.