Abertura da Formação Avançada em Tecnologias de Apoio à Inclusão

Monday, February 8, 2021 - 10:40

Reconhecida como um dos principais promotores de soluções tecnológicas de acessibilidade à Comunicação em Portugal, a Fundação Altice, volta a apoiar, a Formação Avançada em Tecnologias de Apoio para a Inclusão, que decorrerá entre fevereiro e julho de 2021.

Realizado sob a coordenação científica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica, este curso representa uma oportunidade inédita para consolidar conhecimentos sobre múltiplas soluções tecnológicas de acessibilidade que, vão facilitar o processo de ensino dos docentes de ensino especial e outros profissionais de educação, no seu trabalho diário com alunos com necessidades educativas especiais.

As Tecnologias de Apoio constituem uma área do conhecimento científico de natureza transdisciplinar onde se concentram saberes de âmbitos tão diversos como a educação, reabilitação, engenharia, psicologia, serviço social, etc. que, se adequadamente enquadrados em programas terapêuticos e pedagógicos, vão proporcionar a tão ambicionada melhoria na qualidade de vida em pessoas portadoras de incapacidade.

Os profissionais de Educação Especial e Reabilitação - sobretudo os que prestam apoio a alunos com disfunções neuromotoras graves - veem-se diariamente confrontados com desafios que exigem da sua parte, não só um conhecimento adequado das consequências das patologias nos alunos que vão apoiar, como também de soluções tecnológicas existentes no mercado (Tecnologias/Produtos de Apoio).

Muitas Escolas ou Unidades de Educação Especial e Reabilitação podem até dispor de Tecnologias de Apoio que, no entanto, não são utilizados nem rentabilizados a favor dos seus alunos, pelo facto de técnicos e docentes não terem tido formação adequada sobre o seu funcionamento e potencialidades. É, por isso, fundamental capacitar estes profissionais com os conhecimentos necessários sobre as tecnologias disponíveis no mercado, facilitando deste modo todo o processo de inclusão dos seus educandos, com especial relevo nas áreas da comunicação interpessoal e integração social. São estes os objetivos da Formação Avançada aqui proposta.

E 2ª Edição desta Formação decorre entre fevereiro e julho de 2021 e vai contar com a participação de 40 alunos, maioritariamente professores de Educação Especiais, mas também profissionais das áreas da reabilitação tais como Terapeutas da Fala e Terapeutas Ocupacionais.

Na Formação vão ser privilegiadas as áreas de “Comunicação Alternativa e Aumentativa” e “Tecnologias de Apoio”, por proporcionarem aos professores e aos  técnicos de reabilitação um conjunto de soluções práticas, quer em termos de estratégias de intervenção quer em termos de produção de materiais pedagógicos, que poderão melhorar substancialmente o desempenho dos alunos com disfunções neuromotoras, nomeadamente na capacitação para a comunicação, um pilar fundamental na integração social e na melhoria da qualidade de vida destes utentes.

A par deste apoio, a Fundação Altice, tem vindo a trabalhar com várias entidades ligadas ao Ensino, no sentido de desenvolver e disponibilizar soluções tecnológicas nos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial, em todo o país, contribuindo significativamente para a Educação Inclusiva.