João Canossa Dias, estudante do Doutoramento em Ciências da Cognição, Linguagem e Neurociências da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa é coautor do e-book Mini-ToP – Interação Social para Crianças em Risco de Isolamento.
O Mini-ToP é um programa dirigido a crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de promover a comunicação e prevenir o isolamento social de crianças com Necessidades Complexas de Comunicação. Embora destinado à população infantil, o guia foi concebido para ser implementado por adultos-facilitadores, resultando da adaptação do Programa ToP – Tempo Partilhado (Canossa Dias, Monteiro, Soares & Mineiro, 2021) e da experiência prática realizada em várias escolas da região Centro.
Cocriada por profissionais e crianças, a obra integra conteúdos técnicos dos autores, ilustrações realizadas pelos alunos que participaram nas experiências-piloto e poemas inspirados nos seus testemunhos.
Os resultados do primeiro estudo sobre o Mini-ToP serão apresentados brevemente no III ConCEI – Congresso sobre Educação Inclusiva (Cabo Verde) e nas III Jornadas de Ciência e Inovação em Terapia da Fala, no Porto.
Para que nenhuma criança com Necessidades Complexas de Comunicação se sinta isolada ou tenha poucas oportunidades para interagir e comunicar, convidamo-lo(a) a consultar este guia e a experimentar o programa.