No contexto de ensino online que se vive em Portugal resultante da pandemia da doença Covid-19, é pertinente a disponibilização e a partilha de orientações e de materiais de apoio para que o ensino seja adequado a todas as crianças.
Tendo como referência o trabalho que é desenvolvido, no Lang-Lab, nas áreas da surdez, da LGP a da aquisição dam linguagem em crianças surdas coordenado pela Professora Doutora Ana Mineiro do ICS e o conhecimento do ensino à distância desenvolvido pelo professor Doutor José Lagarto da FCH, a DGE solicitou, a estas equipas da UCP, a construção de um Guia de práticas para o ensino a crianças surdas.
No final de abril, foi disponibilizado, pela DGE, o e-book: Guia de Boas Guias Práticas de Ensino Online em Contexto de Emergência para Alunos Surdos.
Este Guia foi construído, por uma equipa interdisciplinar da UCP com o objetivo de auxiliar os professores de alunos surdos e intérpretes de LGP por via da sugestão de orientações para a adaptação e para a criação de materiais, e para a prática de contextos de ensino e de aprendizagem em ambientes virtuais.
É importante lembrar que este GUIA é um instrumento de apoio às práticas de ensino online a crianças surdas e o seu conteúdo deve ser considerado como orientativo e deve acompanhar outros materiais e conhecimentos para o ensino online a alunos surdos.