No âmbito do Projeto ERGUES, durante as semanas de 15 a 26 de setembro, docentes da FCSE e investigadores do NICE_lab (CIIS-UCP) formaram professores dos ensinos básico e secundário, de escolas que acolhem alunos com surdez, em São Tomé e Príncipe.
Esta segunda fase de formações de Educação de Surdos e de LGSTP teve como objetivo capacitar os professores de estratégias e de práticas bilingues eficazes para o ensino e aprendizagem de léxico e de leitura e de escrita, através da criação de materiais bilingues multidisciplinares para o contexto de sala de aula. O contexto bilingue de implentação dos materiais e de práticas foi desenvolvido com o aprofundamento de conhecimento em LGSTP como língua de instrução em contexto escolar, adaptando a comunicação à sala de aula e desenvolvendo estratégias para a utilização de recursos multimodais, apoiando a compreensão e a aprendizagem dos alunos surdos.
Esta formação teve como recursos bases e exemplares as 2.ªs edições Dicionário Oficial de Língua Gestual de São Tomé e Príncipe e o Manual de Português para Surdos, construídos e editados pela equipa de Investigadores do Nice_Lab (CIIS-UCP).
Esta atividade inseriu-se na 6.ª missão conjunta do Projeto #ERGUES, que decorreu entre 8 e 26 de setembro, em São Tomé. Esta missão englobou 4 Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas parceiras do projeto: a Universidade de Aveiro, a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Santarém e a Universidade Católica Portuguesa.
O #ERGUES é financiado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, I.P. e coordenado e cofinanciado pela #AMVF e pelo IMVF. Tem como parceiros de implementação e cofinanciadores a Universidade de Aveiro, a Universidade de Évora, o Politécnico de Santarém e a Universidade Católica Portuguesa e como parceiros de implementação e beneficiários o Ministério da Educação Cultura, Ciência e Ensino Superior - STP e a Universidade de São Tomé e Príncipe.


