De 14 a 20 de março comemora-se a Semana Internacional do Cérebro #BrainWeek
A BAW - Brain Awareness Week é uma iniciativa internacional organizada pela Dana Alliance for Brain Initiatives – The Dana Foundation que, desde 1996, tem o objetivo de divulgar junto do grande público os progressos e benefícios da investigação na área do cérebro. #BrainAwarenessWeek
O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, à semelhança das organizações parceiras de todo o mundo, volta a participar com uma iniciativa online.
5 dias, 5 curiosidades sobre o cérebro é o evento que conta com a participação dos alunos de doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem para assinalar esta semana comemorativa.
Os flashcards temáticos estão relacionados com os projetos de doutoramento em curso e podem ser encontrados nas páginas de Instagram e Facebook Há Saúde na Católica com a seguinte programação:
Dia 14 | O cérebro adolescente
Jorge Amorim [Projeto: Funções executivas em adolescentes: programa de treino e transferência de aprendizagem para o sucesso académico.]
O cérebro adolescente está em maturação até mais tarde do que se julgava há uns anos (especialmente a região pré-frontal) o que permite compreender a variabilidade na forma como as funções executivas são expressas. Com este projeto de investigação procura-se estudar programas de treino (digitais e não-digitais) das capacidades executivas (controlo inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva) e avaliar possível transferência para o sucesso académico.
Dia 15 | O cérebro e a dor
Mariana Agostinho [Projeto: Compreender a perceção de dor: certeza nas sensações como modulador dos efeitos dos mecanismos top-down na perceção da dor.]
A dor crónica afeta mais pessoas do que as doenças cardíacas, a diabetes e as doenças oncológicas juntas. Os tratamentos existentes continuam a ser pouco eficazes. Com este projeto pretende-se compreender os fatores que contribuem para as flutuações de dor intra-individual e para promover tratamentos mais personalizados para a dor crónica. Por exemplo, será possível identificar quais os pacientes com dor crónica que poderão beneficiar de intervenções psicológicas (destinadas a modificar as expectativas) e quais os que podem obter um benefício superior com intervenções destinadas a melhorar a perceção dos seus estados fisiológicos (ex., meditação, ioga)?
Dia 16 | O cérebro e a ansiedade matemática
Alexandra Ramos [Projeto: Ansiedade Matemática: da prevalência na população escolar à proposta de intervenção baseada em fatores psicossociais e pedagógicos.]
A ansiedade matemática tem surgido como um fator intimamente relacionado com o baixo desempenho na matemática, impactando o percurso escolar de muitos alunos o que torna necessária a procura de formas de identificar atempadamente e de minorar este problema. Com este projeto de investigação-ação em contexto escolar procura-se identificar a prevalência da ansiedade matemática ao longo do ensino básico (ex: idades/períodos de desenvolvimento mais criticos) e construir um programa assente em fatores psicossociais e pedagógicos para travar a sua evolução.
Dia 17 | O cérebro e a surdez
Sebastião Palha [Projeto: Teoria da Mente e Linguagem: que relações em crianças surdas?]
A Teoria da Mente (ToM) traduz-se na capacidade de atribuir estados mentais diferentes dos nosso ao outro (ex: crenças e intenções). Capacidade esta que afeta diferentes dimensões da nossa vida, desde competências sociais, pensar sobre o próprio pensamento e até na aprendizagem da leitura e da escrita. Será que as crianças e jovens surdos filhos de pais ouvintes conseguem atingir, mais tarde, os mesmos marcos na ToM que as outras crianças, mesmo tendo atrasos no desenvolvimento da linguagem? Esta é uma das questões que se pretende responder para melhor compreender a relação entre a ToM e a linguagem, assim como desenvolver um programa de intervenção capaz de potenciar a capacidade da ToM em crianças e jovens surdas, independentemente da sua capacidade linguística.
Dia 18| O cérebro e o autismo
Marta Gonçalves [Projeto: Programa para pais: Estimulação da identificação de pistas comunicacionais e de uma comunicação eficiente com crianças com perturbação do espetro do autismo]
A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento caracterizada por défices graves na interação social, na comunicação, e pela presença de comportamentos restritos e repetitivos. Sabemos que a comunicação precede o desenvolvimento da linguagem, e sabemos que a comunicação é uma das áreas mais afetadas nas crianças com PEA, geralmente caracterizadas por dificuldades na utilização dos gestos e na comunicação verbal. Desta forma, é pertinente aprofundar formas de facilitar e potenciar o desenvolvimento da comunicação nas crianças com PEA e estamos a investigar se durante a interação diádica pais-crianças com PEA as pistas de comunicação são interpretadas pelos pais como comunicação.
Iniciativa organizada por: Grupo de trabalho Mente, Cérebro e Educação