Docente e Antiga Aluna do Mestrado em Neuropsicologia em entrevista sobre novo Programa de Intervenção

Quarta-feira, Novembro 15, 2023 - 12:17
Publication

A Profª Doutora Maria Vânia Nunes, docente da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem, e a Dra. Sofia Garcia da Silva, antiga aluna do Mestrado em Neuropsicologia foram autoras do mais recente Programa de Intervenção Ali, a elefanta: Brincar e Pensar para Aprender a Memorizar. Em entrevista à Editora Hogrefe dão-nos a conhecer melhor este programa.

“Durante esta agradável conversa, falámos sobre a sua utilização em contexto de sala de aula e a viabilidade da aplicação em contexto clínico. Abordámos ainda a importância das funções executivas e da autorregulação do comportamento em contexto escolar, assim como a relevância da intervenção no período pré-escolar e no início da aprendizagem”

Veja a entrevista aqui

Ali, a elefanta é um programa de promoção da memória de trabalho e da autorregulação do comportamento, adaptado ao contexto escolar. O programa Ali, a elefanta procura estimular e desenvolver, de forma lúdica e atrativa, o funcionamento da memória de trabalho e de outras funções executivas, em contexto escolar, e promover a utilização de estratégias mnésicas em crianças de idade pré-escolar (5 anos) e escolar, do 1º ano do 1º ciclo de escolaridade (6 anos). No entanto, pode ser utilizado com crianças mais velhas, que necessitem de melhorar as suas competências de memória e de autorregulação.

Saiba mais aqui