O nosso estudante de Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem, João Canossa Dias em coautoria com Isabel Monteiro e Sara Soares (ESSUA) e com a Profª Doutora Ana Mineiro (ICS-UCP), publicou o e-book intitulado “ToP: Programa de Tempo Partilhado”.
O e-book é o guia para o programa ToP, uma abordagem que visa assegurar que pessoas com dificuldades intelectuais e/ou multideficiência não perdem oportunidades para a interação e comunicação interpessoal.
ToP é, em simultâneo, uma abordagem e uma atitude, centrada na partilha de tempo com a outra pessoa. Simples e de fácil implementação, o programa contempla oportunidades para o/a utilizador/a refletir sobre como interage com a pessoa com deficiência, quais os efeitos da interação sobre o/a próprio/a e sobre o/a parceiro/a com deficiência, o que tem melhor resultado, e como evolui a troca comunicativa ao longo do tempo ... Tudo para prevenir o isolamento social a que a população com dificuldades intelectuais e multideficiência tende a estar mais vulnerável.
O HOP, versão original do ToP, foi desenvolvido por Sheridan Forster durante o seu percurso profissional na Yooralla First Base, em St. Albans, Victoria. Sheridan é terapeuta da fala e investigadora australiana interessada em interações entre cuidadores/as e adultos/as com deficiência profunda e multideficiência.
Num contexto em que escasseiam propostas terapêuticas e pedagógicas para apoiar pessoas com dificuldades mais graves, esta é uma proposta que se foca no essencial: a relação com o/a outro/a e a inclusão social.