Universidade Católica Portuguesa cria Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem (FCSE)

Quarta-feira, Setembro 27, 2023 - 16:44

Instituto de Ciências da Saúde dá lugar a uma nova Faculdade

A Universidade Católica Portuguesa anuncia a criação da nova Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem (FCSE). A nova Unidade Académica resulta do plano estratégico implementado na área da saúde e da enfermagem, integrando todos os cursos até agora ministrados no Instituto de Ciências da Saúde (ICS).

O crescimento consolidado do ICS ao longo de décadas assim como o crescendo na diversificação dos saberes e da oferta formativa e investigativa deram origem a uma nova faculdade pluridisciplinar e transdisciplinar.

O ICS, fundado em 2004, dá assim lugar a esta nova faculdade, também de âmbito nacional, com atividade em Lisboa e no Porto. A FCSE vai dedicar-se a áreas do conhecimento que vão desde a Enfermagem, às Neurociências, Cuidados Paliativos, Linguagem (biolinguística/evolução da linguagem na espécie humana, línguas gestuais), Cognição e ainda à Educação inclusiva de base neurocientífica.

Segundo Ana Mineiro, Diretora da Faculdade, “a nova faculdade irá dedicar-se ao ensino e à investigação científica dos temas que constituem o espectro da vida, da saúde e da doença, englobando os diferentes níveis de cuidados”.

"A filosofia de base da FCSE seguirá uma abordagem científica trans e interdisciplinar, com uma forte ligação entre as ciências da saúde e outras áreas, desde as ciências sociais até às humanidades entendida numa dimensão ética e de respeito por uma cultura de valores", afirma Ana Mineiro.

Num futuro próximo, a FCSE tem a intenção de integrar novos campos das ciências da saúde para dar respostas efetivas com impacto na sociedade, saúde e doença, especialmente em áreas fundamentais como as novas profissões emergentes.