Sílvia Caldeira eleita Diretora da Comissão de Investigação da NANDA Internacional, Inc.

Quinta-feira, dezembro 17, 2020 - 11:34

A Prof.ª Doutora Silvia Caldeira, professora auxiliar convidada da Escola de Enfermagem (Lisboa) do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, foi eleita recentemente, diretora da Comissão de Investigação da NANDA Internacional, Inc.

A NANDA-I é uma associação internacional, sediada no Boston College, cujo objetivo é o desenvolvimento e uso de terminologia padronizada em enfermagem, trabalhando com diversos grupos em representação de vários países. Portugal é um dos países que integra este rede.

Em 2014, a Prof.ª Sílvia Caldeira integrou a Comissão de Desenvolvimento de Diagnósticos da NANDA-I e desde então também orientou e realizou investigação na área da validação de diagnósticos de enfermagem em diferentes populações e com base em diferentes metodologias, relacionada com temas como o sofrimento, espiritualidade, resiliência, esperança, conforto espiritual e perdão. Em setembro de 2019, integrou o Conselho Editorial da revista científica oficial da NANDA-I (International Journal of Nursing Knowledge).

Como Diretora da Comissão de Investigação da NANDA-I, a Profª Doutora Silvia Caldeira terá a oportunidade de continuar a contribuir para o desenvolvimento desta taxonomia de diagnósticos de enfermagem, por intermédio de investigação científica e visando a transferência para a prática clínica.