O Grau de Doutor em Enfermagem será conferido pela elaboração e defesa de uma tese original na área de Enfermagem, exigindo-se aos candidatos que demonstrem capacidade de compreensão da área disciplinar, competências, aptidões e domínio de métodos de...
O trabalho dos cuidadores encontra muitas vezes resistências que dificultam o ato de cuidar e de estabelecer relações eficazes com a “pessoa de idade maior”. Para que tal aconteça, são necessárias competências específicas de comunicação, no respeito pela...
Na Escola de Enfermagem (Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa assume-se a formação em Enfermagem como um projeto de desenvolvimento ao longo da vida, que inclui os diferentes ciclos de formação (licenciatura, mestrado e doutoramento) e incorpora a...
Na Escola de Enfermagem (Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa assume-se a formação em Enfermagem como um projeto de desenvolvimento ao longo da vida, que inclui os diferentes ciclos de formação - Licenciatura, Mestrado e Doutoramento - e incorpora...
Tem-se verificado nas últimas décadas um aumento significativo da prática de exercício físico e de desportos em geral, o que lança novos desafios em várias áreas. Em Portugal, precisamos investir na formação científica e técnica dos profissionais de...
A Supervisão Clínica e as demais estratégias de acompanhamento da aprendizagem do cuidado e do desenvolvimento profissional do enfermeiro são descritas na literatura como a estratégia destinada à promoção do desenvolvimento de competências clínicas do...
A Pós-graduação em Atualização em Farmacologia para Enfermeiros fundamenta-se na necessidade emergente de atualização de conhecimentos na área da farmacologia, que sendo uma área cientifica que se inscreve na matriz do conhecimento das ciências da saúde...
Na Universidade Católica Portuguesa, a formação em Enfermagem assume-se como um projeto de desenvolvimento ao longo da vida, que inclui os diferentes ciclos de formação (licenciatura, mestrado e doutoramento) e incorpora a formação contínua (presencial...
Os profissionais de saúde têm responsabilidade particular na deteção precoce de fatores de risco, de sinais de alarme e na sinalização de crianças em risco, ou em evolução para verdadeiro perigo (DGS, 2011). De forma a tornar efetivos os serviços de...