A Direção Geral de Educação solicitou o apoio ao Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP), para desenvolver os programas curriculares nacionais do 1.º ano ao 12.º ano das seguintes disciplinas: Português para Surdos e Língua Gestual Portuguesa.
A responsável pela equipa desta área de conhecimento (Língua Gestual Portuguesa/Surdez) é a Profª Doutora Ana Mineiro. Neste trabalho participam também os docentes do ICS-UCP, Profª. Doutora Mara Moita, Prof. Doutor Paulo Carvalho e os doutorandos/mestres surdos, Sebastião Palha e Helena Carmo. A equipa é interuniversitária, contando com a colaboração do Instituto Politécnico do Porto (IPP), através da participação da Profª Doutora Celda Morgado e do Prof. Doutor Jorge Pinto (surdo), contando com a participação do Doutor Pedro Barros, professor no Instituto Jacob Rodrigues Pereira e doutorado no ICS-UCP e contando, ainda, com a colaboração da Profª Doutora Sónia Rodrigues da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
No ano letivo de 2005/2006, o Instituto de Ciências da Saúde acolheu o primeiro Mestrado em Língua Gestual Portuguesa organizado em parceria com o Instituto Jacob Rodrigues Pereira e coordenado pela Doutora Maria Augusta Amaral e pelo Doutor Amândio Coutinho.
Deste primeiro mestrado, surgiu um vasto campo de investigação na área da interface entre cérebro e linguagem, e suas implicações na investigação da linguística das línguas gestuais.
Mais tarde, este campo veio a consolidar-se com trabalhos nas áreas da linguística clínica, da linguagem e do desenvolvimento e processamento cognitivo e linguístico de adultos surdos e de crianças surdas com e sem implantes cocleares, e com trabalhos de linguística na Língua Gestual Portuguesa e na Língua Gestual de São Tomé e Príncipe.
Desde 2005, foram criadas formações a nível de Licenciatura e de Mestrado em Surdez e Língua Gestual Portuguesa e Ensino de Surdos, e em Linguística Clínica. Existiram concomitantemente, projetos de investigação, livros e artigos científicos publicados, e participações em inúmeras conferências e organização de eventos nestas áreas.
Formaram-se investigadores surdos portugueses a nível de mestrado, encontrando-se alguns destes, atualmente, em programas de doutoramento que a UCP proporciona, nomeadamente no Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem.
O Instituto de Ciências da Saúde tem vindo a desenvolver ao longo dos anos um vasto caminho a nível do ensino e da investigação nesta área de conhecimento. O Language and Sign Language Research Lab é hoje um dos pilares essenciais para a promoção da inclusão no ensino em LGP e na responsabilidade social incluídos na missão e nos valores da Universidade Católica Portuguesa.