Docente da Universidade de Brasília em visita técnica à FCSE

Thursday, December 21, 2023 - 09:59

No passado dia 13 de dezembro recebemos na FCSE a visita técnica do Biólogo João Paulo de Menezes, Professor no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília, que veio conhecer alguns dos projetos em curso no grupo de trabalho Mente, Cérebro e Educação e discutir futuros projetos conjuntos.

A visita seguiu a seguinte programação:

Boas vindas I Rita Canaipa (Co-coordenação do GRIM)

Apresentações:

- Comorbilidades, fatores de risco e perfis linguísticos e cognitivos das dificuldades de leitura de alunos no 2º e 4º anos de escolaridade: Um estudo com rastreamento ocular I Soraia Saramago (PhD. student)

- Desenho Universal para a Aprendizagem e práticas informadas pela evidência: contributos do campo científico Mente, Cérebro e Educação I Sofia Garcia da Silva (PhD. student)

- Ansiedade Matemática em alunos do 5º ao 9º ano: Dos fatores individuais (cognitivos) aos contextuais (clima de sala de aula) (via zoom) I Alexandra Ramos (PhD. student)

- Funções executivas em adolescentes: programa de treino e transferência de aprendizagem para o sucesso académico I Jorge Amorim (PhD. student)

- Treino digital de matemática precoce: Efeito na cognição numérica de crianças no início da escolaridade (via zoom) I Manuela Gabriel (PhD. student)

- Até onde vai o impacto da otite média (OM)? Desempenho semântico-lexical e memória em crianças portuguesas I Marta Santos (PhD. student)

Apresentação convidado e discussão de projetos:

• João Menezes (Instituto de Ciências Biológicas, Univ. Brasília)
  • Joana Rato (Coord. Grupo Mente, Cérebro e Educação, FCSE-UCP)