E-mail: saude.sede@ucp.pt
Tel: (+351) 21 721 41 47
Contacts
More Information
Curso adiado para setembro 2024
Horário: terças e quintas das 18h30 às 20h30
Nova calendário brevemente disponível
Toda a formação realizar-se-á em regime online. Além dos docentes que terão a responsabilidade científica das unidades curriculares, serão convidados outros docentes e técnicos especialistas nas temáticas a lecionar.
Esta formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Ref.ª CCPFC/ACC- 119096/23).
Curso adiado para setembro 2024
(64horas) - 8 ECTS
Horário: terças e quintas das 18h30 às 20h30
Toda a formação realizar-se-á em regime online. Além dos docentes que terão a responsabilidade científica das unidades curriculares, serão convidados outros docentes e técnicos especialistas nas temáticas a lecionar.
Estrutura
A Formação terá um total de 64 horas e 8 ECTS, estando organizada numa estrutura modular por etapas de desenvolvimento infantil (dos 0 aos 5 anos), considerando os diferentes domínios específicos – linguagem, cognição, motor e sensorial – independentes e complementares, sempre com a identificação e reconhecimento das possíveis perturbações de desenvolvimento associadas e com uma componente fortemente prática (de diagnóstico, de avaliação e de intervenção), numa sinergia pedagógica e clínica:
Módulos |
Horas Letivas |
Desenvolvimento no 1.º ano de vida |
18h |
Desenvolvimento do 1.º ao 3.º ano de vida |
18h |
Desenvolvimento do 4.º ao 5.º ano de vida |
16h |
Discussão de Casos Clínicos e Avaliação |
12h |
Bibliografia fundamental
- Adair, S. (2021). Understanding a child the occupational therapy way: recognizing and communicating the unique potential of a child. New York: Routledge
- Freitas, M. J., Lousada, M & Alves, D. C. (2022). Linguística Clínica (Textbooks in Language Sciences 11). Berlin: Language Science Press. DOI: 10.5281/zenodo.7197134
- Goswami, U. (2008). Cognitive Development: The Learning Brain. Psychology Press, Taylor & Francis.
- Johnson, M.H., & Haan, M. (2015). Developmental Cognitive Neuroscience: An Introduction. Oxford: Wiley Blackwell.
- Singleton, N., & Shulman, B (2014). Language development: foundations, processes and clinical applications (2a edition). USA: Jones & Bartlett Learning.
Contacts
More Information
Curso adiado para setembro 2024
Horário: terças e quintas das 18h30 às 20h30
Nova calendário brevemente disponível
Toda a formação realizar-se-á em regime online. Além dos docentes que terão a responsabilidade científica das unidades curriculares, serão convidados outros docentes e técnicos especialistas nas temáticas a lecionar.
Esta formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Ref.ª CCPFC/ACC- 119096/23).
Contacts
More Information
Curso adiado para setembro 2024
Horário: terças e quintas das 18h30 às 20h30
Nova calendário brevemente disponível
Toda a formação realizar-se-á em regime online. Além dos docentes que terão a responsabilidade científica das unidades curriculares, serão convidados outros docentes e técnicos especialistas nas temáticas a lecionar.
Esta formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Ref.ª CCPFC/ACC- 119096/23).