No âmbito do Mestrado de Enfermagem, no dia 27 de abril, realizamos uma aula aberta sobre "Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário- A comunidade como cliente dos Enfermeiros".
Entrada Livre | Formulário de inscrição
Orador: Pedro Melo (ICS-Porto)
No contexto comunitário, os enfermeiros encontram o desafio de diagnosticar nos fenómenos de Enfermagem associados a um cliente complexo, quando pensamos na Comunidade como unidade de cuidados.
Como resposta a este desafio, emerge o MAIEC (Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário) que além dos conceitos centrais associados à Enfermagem Comunitária e dos seus pressupostos e postulados, identifica uma matriz de decisão clínica que permite aos Enfermeiros diagnosticar, intervir e avaliar resultados dos cuidados à comunidade sensíveis aos cuidados de Enfermagem.
Nesta aula identificaremos o processo de decisão clínica quando é a comunidade o cliente alvo dos enfermeiros e identificaremos a diferença entre intervenção comunitária e cuidados à comunidade, assim como a complementaridade entre a Saúde Comunitária e a Saúde Pública.