Na área das Línguas Gestuais e da Surdez, com a participação de investigadores surdos.

Desde 20107, a equipa do Language & Sign Language Research Lab produziu – na área das línguas gestuais – indicadores de qualidade (artigos, capítulos, livros, manuais, artigos em atas com impacto, dissertações, teses de doutoramento)

 
LIVROS

 (2020) Mineiro, A. & Lagarto, J.. Guia de boas práticas de ensino online em contexto de emergência para alunos surdos durante a pandemia da doença Covid- 19. Universidade Católica Portuguesa.

(2019) Sebastião Palha e Ana Mineiro. Na escola da Rosa e do Tomé. Lisboa: ICS e IMVF.

(2015) Ana Mineiro, Mara Moita, Sofia Lynce, Sara Carvalho, Francisca Gomes de Castro, Joana Castelo Branco e Maria Emília Santos, Desenvolvimento da Linguagem Oral em Crianças Surdas com Implante Coclear – Resultados do Projecto CLIC: Recomendações para a Intervenção. Publicação Widex-Cochlear- UCP: Lisboa (ISBN:978-989-20-6076-7)


MANUAIS BILINGUES LGP-LP

Existem 25 manuais bilingues (português – LGP) publicados e produzidos no âmbito do Lab e pela UCEditora, que configuram a coleção PRO_LGP e que têm como autores investigadores prestigiados na área tais como: Josep Quer, Ronice Muller de Quadros, Alexandre Castro Caldas, Marta Morgado, Marianne Stumpf, Aline Pizzio, Paulo Carvalho, Sandra Nascimento, Ana Margarida Abrantes, Margarita Correia, José Afonso Batista, Mariana Martins e Ana Mineiro.

Os DVDs da colecção têm como gestuantes, surdos de referência linguística como Isabel Morais, Helena Carmo, Patrícia Carmo, Amílcar Morais e Marta Morgado.  

Ver coleção em: http://www.uceditora.ucp.pt/site/custom/template/ucptpl_uce.asp?sspageID=1308&lang=1


DICIONÁRIOS /COLEÇÕES

Obras on-line

(2009-2012) Coordenação Científica do Dicionário Terminológico PRO_LGP (http://www.pro-lgp.com/dicionario/).

(2011-2012) Coordenação Científica da Coleção «Mestres em LGP» que contempla a edição em LGP, através de DVD de 5 Dissertações de Mestrado na área da LGP, Edição ICS, PRO_LGP. Coordenadores para a arbitragem e seleção das obras em LGP: Marta Morgado e Amílcar Morais. 

Obras publicadas:

(2014) Patrícia Carmo, Ricardo Oliveira & Ana Mineiro (Orgs.) Dicionário da Língua Gestual de São Tomé e Príncipe. UCEditora: Lisboa.

(2010) Mariana Martins. Construção da Identidade Cultural em Jovens Surdos – Influência da Educação bilingue. DVD em LGP, Coleção Mestres em LGP, UCP: Lisboa.

(2010) Marta Morgado. Transmissão de valores a jovens surdos - modelos e condições de acesso. DVD em LGP, Coleção Mestres em LGP, UCP: Lisboa.

(2010) Patrícia Carmo. Aquisição na Língua Gestual Portuguesa: estudo longitudinal de uma criança surda dos 10 aos 24 meses. DVD em LGP, Coleção Mestres em LGPUCP.


 CAPÍTULOS DE LIVROS

(2021) Mineiro, Ana. "Como Dicionarizar uma Língua Gestual Emergente - O Caso de São Tomé e Príncipe". In Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia das Línguas de Sinais, editado por Glaucio Júnior. Brasília, Brazil: APPRIS.

(2021) Ana Mineiro. "Evolução da linguagem e ordem natural de palavras: Os verbos reversíveis e não reversíveis da Língua Gestual de São Tomé e Príncipe num estudo piloto". Linguística. Revista de Estudos Linguísticos da UP, volume especial de homenagem à professora Ana Maria Brito especial: 99-109.

(2019) Ana Mineiro. Como dicionarizar uma língua gestual emergente – O caso de São Tomé e Príncipe. Em: Glaucio Júnior (Editor) Lexicologia, lexicografia, terminologia e terminografia das línguas de seinais. Brasília: APPRIS.

(2017) Mara Moita, Patrícia Carmo, José Pedro Ferreira e Ana Mineiro. Phonological Description of Portuguese Sign Language for computational modelling purposes. In (Eds.) Pawel Rutkowski. Different Faces of Sign Language Research. Warsaw: The University of Warsaw, Faculty of Polish Studies. ISBN: 978-83-64111-41-9

(2014) Ana Mineiro, Maria Vânia Nunes, Mara Moita, Sónia Silva e Alexandre Castro Caldas. Bilingualism in deaf people: a neurolinguistic approach. In Gladys Tang, Harry Knoors & Marc Marschark (Eds.), Bilingualism and Bilingual Deaf Education. Oxford University Press, 187-20. ISBN-978-0-19-937181-5

(2014) Antonio Benitez Burraco, Ana Mineiro e Alexandre Castro Caldas. The emergence of modern communication in primates: a computational approach. In Marco Pina & Nathalie Gonthier (Eds.), The Evolution of Social Communication in Primates: a multidisciplinary approach, Series Interdisciplinary Evolution Research, Springer. ISBN 978-3-319-02669-5 


ARTIGOS EM REVISTAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS INDEXADAS E/OU COM FATOR DE IMPACTO

(2022) Filipa Rodrigues; Joana Rato; Ana Mineiro; Ingela Holmstrom. "Unveiling teachers beliefs on learning styles in deaf students: a Portuguese-Swedish study". PLoS ONE: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0263216.

(2021) Eunice Freitas; Celeste Simões; Anabela C. Santos; Ana Mineiro. "Resilience in deaf children: A comprehensive literature review and applications for school staff". Journal of Community Psychology 50 2: 1198-1223. http://dx.doi.org/10.1002/jcop.22730.

(2021) Matilde Gonçalves; Luisa Coheur; Hugo Nicolau; Ana Mineiro. "PE2LGP: tradutor de português europeu para língua gestual portuguesa em glosas". Linguamática 13 1: 3-21. https://doi.org/10.21814/lm.13.1.338.

(2021) Pedro Brazão; Filipa Ribeiro; Alexandre Castro Caldas; Maria Vânia Nunes; Ana Mineiro. "Exogenous orientation of attention in congenitally deaf individuals". Psychology & Neuroscience 14,2: 173-182. https://doi.org/10.1037/pne0000232.

(2021) Ana Mineiro; Imaculada C. Baez Montero; Isabel Galhano Rodrigues; Alexandre Castro Caldas. "Disentangling pantomime from early signs in a new sign language: window into language evolution research". Frontiers of Psychology: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2021.640057/full.

(2021) Ana Maria Abreu; Ana Mineiro; Cláudia Ribeiro da Silva; Alexandre Castro Caldas. "Space, movement and articulation in a newly emergent sign language : contributions for neural and sociocognitive efficiency in communication". International Journal of Psychology and Neuroscience

(2020) Matilde Gonçalves; Luisa Choeur; Jorge Batista; Ana Mineiro. "Evaluating computational resources for Portuguese". Linguamática 12 2: 51-68. http://dx.doi.org/10.21814/lm.12.2.331.

(2020) Ana Mineiro. "Políticas Linguísticas na Educação de Surdos em Portugal,". Revista Educação Unisinos: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/issue/current.

(2020) João Canossa Dias, Ana Mineiro, Saskia Damen. Atypical Interpersonal Communucation: Looking for and Through a Different Lens, Philosophy Study, vol 10, No 12 Philosophy Study, December 2020, Vol. 10, No. 12, Doi: 10.17265/2159-5313/2020.12.003

(2019) Sofia Lynce, Mara Moita, Maria João Freitas Maria Emília Santos & Ana Mineiro. Phonological development in Portuguese deaf children with cochlear implants: Preliminary study. Revista de Logopedia, Foniatría Y Audiología 39(3), 115-128. Doi: 10.1016/j.rlfa.2019.03.002 

(2019) Ana Mineiro. Ensino de Português a Surdos em São Tomé e Príncipe: de um paradigma de exclusão até à inclusão. Revista Educação Especial.

(2019) Ana Mineiro. Analysis of the iconicity of four proposals of neological denominations for Physics (acoustic) concepts in BSL. Sensos-e.

(2018) Mara Moita, Ema Gonçalves, Conceição Medeiros & Ana Mineiro. “A phonological diachronic study on Portuguese Sign Language of the Azores”. Sign Language Studies 19(1), 138-162. doi: 10.1353/sls.2018.0030

(2018) Moita, Mara; Maria Lobo. "Compreensão e Produção Oral de Interrogativas-Q em Crianças Portuguesas Surdas com Implante Coclear". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 4: 168-189. https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/article/view/39/34.

(2017) Ana Mineiro, Patrícia Carmo, Cristina Caroça, Mara Moita, Sara Carvalho, João Paço & Ahmed Zaky. Emerging linguistic features of Sao Tome and Principe Sign Language. Sign Language & Linguistics 20(1), 109 – 128. doi: 10.1075/sll.20.1.04min

(2017) Helena Carmo, Mara Moita e Ana Mineiro. Os classificadores da Língua Gestual Portuguesa. Revista Leitura 2, 2-6.

(2017) Sofia Lynce, Ana Mineiro, Sofia Marques, & João Paço. Cochlear implants in Portuguese children: linguistic outcomes. Caleidóscópio 15(2), 388-398.

(2016) Ema Gonçalves, Conceição Medeiros & Mara Moita. Variação Diacrónica na Fonologia/Quirologia da Língua Gestual Portuguesa do Arquipélago dos Açores. Sensos 1(2), 129.

(2016) Ana Mineiro & Patrícia Carmo. Língua Gestual de São Tomé e Príncipe: retrato dos primeiros gestos. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, 11, 161-182

(2013) José Lagarto, Ana Mineiro & Joana Pereira. Blearning in a distance learning graduate program for deaf students. Journal of Postsecondary Education and Disability, 83-88.

(2013) Patrícia Carmo, Joana Castelo Branco, Ronice Muller Quadros, Alexandre Castro Caldas & Ana Mineiro. Handshape seems to be the hardest path in Portuguese Sign Language Acquisition. Sign Language and Linguistics, 16 (2), 75-90

(2012) Tânia Marques, Pedro Brasão, Mara Moita & Ana Mineiro. Revisitando a atenção visual em Surdos. Cadernos de Saúde, 5(1/2)

(2011) Mara Moita, Patrícia Carmo, Helena Carmo, José Pedro Ferreira & Ana Mineiro. Estudos preliminares para a modelização de um AVATAR para a LGP: os descritores fonológicos. Cadernos de Saúde, 4(2), Lisboa: 31-41 .

(2011) Amílcar Morais, João Champallimaud Jardim, Ana Silva & Ana Mineiro. Para além das mãos: elementos para o estudo da expressão facial em Língua Gestual Portuguesa (LGP). Cadernos de Saúde, 4(1), Lisboa: 135-142.

(2009) Joana Pereira, Isabel Morais, Liliana Duarte & Ana Mineiro. Diachronic Variation in Portuguese Sign Language. In: Maria Mertzani (ed), Sign Language Teaching and Learning, Applied Sign Linguistics (Vol.I), Peer-reviewed selected papers presented at the Applied Sign Linguistics Symposium 2009. University of Bristol, Centre for Deaf Studies, University of Bristol: Bristol, 93-101.

(2009) Ana Mineiro, Liliana Duarte, Joana Pereira & Isabel Morais. Adding other pieces to the Portuguese Sign Language Lexicon Puzzle. Cadernos de Saúde, Número Especial Línguas Gestuais, 83-98.

(2009) Maria Vânia Nunes, Paulo Carvalho, Ana Mineiro & Alexandre Castro Caldas. Cognitive Studies on Portuguese Sign Language: a work in progresso. Cadernos de Saúde, Número Especial Línguas Gestuais, 99-104.

(2008) Ana Mineiro, Liliana Paiva Duarte, Paulo Vaz de Carvalho, Carles Tebé & Margarita Correia. Aspectos da Polissemia nominal em Língua Gestual Portuguesa.  Polissema, 8, 37-56.
 

PUBLICAÇÕES EM ATAS INDEXADAS E/OU COM FATOR DE IMPACTO

(2013) Sónia Silva, Ana Mineiro & Alexandre Castro-Caldas. How can the early acquisition of Sign Language and Oral Language influence the syntactic performance of the oral language? A preliminary study in Portuguese Sign Language with prelingually deaf subjects. In: Proceedings of 3rd International Conference on Sign Linguistics and Deaf Education in Asia, Chinese University of Hong Kong.
 
(2013) Sara Carvalho & Ana Mineiro. Code-blends in bimodal-bilingual children. In: Proceedings of 3rd International Conference on Sign Linguistics and Deaf Education in Asia, Chinese University of Hong Kong.

(2013) Sara Carvalho, Mara Moita & Ana Mineiro. AQUI_LGP Corpus: a longitudinal corpus of Portuguese Sign Language acquisition. In: Theoretical Issues in Sign Language Research, TISLR, 11, London.

(2013) Mara Moita, Maria Vânia Nunes & Ana Mineiro. Phonological segments, syllables and lexical components: a parallel linguistic modality analysis in cognitive study. In: Theoretical Issues in Sign Language Research, TISLR, 11, London.

(2012) Sónia Silva, Ana Mineiro & Alexandre Castro Caldas. The influence of Portuguese Sign Language in Portuguese performance: a preliminary study. In: Selected Proceedings of International Conference Language Culture and Mind, Lisboa.

(2012) Sara Carvalho, Patrícia Carmo, Ana Ferreira, Marta Morgado, Sofia Lynce, Joana Castelo Branco, Maria Vânia Nunes, Ronice Quadros, Alexcandre Castro Caldas & Ana Mineiro. Bimodal and Bilingual Language Acquisition: preliminary research data from a longitudinal project on language acquisition. In: Selected Proceedings of International Conference Language Culture and Mind, Lisboa.

(2012) Patrícia Carmo, Helena Carmo & Ana Mineiro. Acquisition of classifiers by a young Deaf Signer: a case study. In: Selected Proceedings of International Conference Language Culture and Mind, Lisboa.

(2012) Mara Moita, Patrícia Carmo, José Pedro Ferreira & Ana Mineiro. A preliminary description and analysis of the phonology of Portuguese Sign Language for computational modeling purposes. In: Formal and Experimental Advances in Sign Language Theory (FEAST) Conference, Varsóvia.

(2011) Patrícia Carmo, Joana Castelo Branco & Ana Mineiro. Aquisição da Fonologia na Língua Gestual Portuguesa: paralelismos com o desenvolvimento motor. In: Atas do I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento, ISPA, Lisboa.

(2011) Amílcar Morais, Sara Carvalho, Isabel Morais, Ana Silva, Joana Pereira & Ana Mineiro. The Making of a Bilingual Portuguese Sign Language Scientific Dictionary: a corpus based Dictionary. In: 2nd Symposium in Sign language Linguistics Symposium University of Bristol, Centre for Deaf Studies, University of Bristol.

(2011) José Lagarto & Ana Mineiro. O b-learning ao serviço da educação da comunidade Surda. In: Actas da Conferência Superar Barreiras com TIC, Aveiro, Junho 2011.

(2010) Ana Mineiro, José Lagarto, Maria Vânia Silva Nunes & Alexandre Castro Caldas. Enseñanza y aprendizaje a distancia para sordos: bases metodológicas del desarrollo curricular de la licenciatura en Lengua de Señas Portuguesa. In: Memorias del Sétimo Simposium Iberoamericano de Educación, Cibernética y Informática: SIECI 2010 - Novena Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética y Informática, Orlando, Florida. (Volumen IV)

(2009) Alexandre Castro Caldas, José Reis Lagarto, Ana Mineiro, Maria Vânia Nunes & Paulo Carvalho. PRO_LGP: an e-learning Project. In: 1st Symposium in Applied Sign Linguistics, University of Bristol, Centre for Deaf Studies, Bristol.

(2007) Liliana Duarte & Ana Mineiro. Terminologia em Língua Gestual Portuguesa: Uma necessidade para a tradução? Processos de formação de Gestos em Ciências Naturais. In: Encontro Comemorativo dos 50 anos do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), Lisboa, http://www.clul.ul.pt/artigos.php.

(2007) Liliana Duarte & Ana Mineiro. The Need for Natural Sciences Terminology in Portuguese Sign Language. In: Selection d´Actes  du Colloque International Terminologies: Approches transdisciplinaires, Canadá, Gatineau.


TESES DE DOUTORAMENTO

(2020) Sofia Lynce de Faria. Aquisição e desenvolvimento da linguagem oral em crianças portuguesas surdas com implantes cocleares. Tese de Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem apresentada à Universidade Católica Portuguesa.

(2016) Tayña Araujo Naves. Bases terminológicas para a intervenção linguística normalizadora em línguas gestuais, na área da física. Tese de Doutoramento em Cognição e Linguagem apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2016) Paulo Vaz de Carvalho. Emergência do léxico de especialidade em Língua Gestual Portuguesa: proposta de um dicionário terminológico bilingue – bidireccional online. Tese de Doutoramento em Ciências da Saúde – Linguística da Língua Gestual apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2015) Pedro Ladeira Barros. Níveis comuns de referência e pedagogia de género no ensino de português a alunos surdos: proposta de organização curricular. Tese de Doutoramento em Ciências da Saúde – Linguística da Língua Gestual apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2016) Paulo Vaz de Carvalho. Emergência do léxico de especialidade em Língua Gestual Portuguesa: proposta de um dicionário terminológico bilingue – bidireccional online. Tese de Doutoramento em Ciências da Saúde – Linguística da Língua Gestual apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2015) Pedro Ladeira Barros. Níveis comuns de referência e pedagogia de género no ensino de português a alunos surdos: proposta de organização curricular. Tese de Doutoramento em Ciências da Saúde – Linguística da Língua Gestual apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

 

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO EM LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA E EDUCAÇÃO DE SURDOS - ELABORADAS POR ALUNOS SURDOS

(2017) André Maia. O sucesso dos alunos Surdos no Ensino Superior, Dissertação de Mestrado em LGP. Dissertação de Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2016) Ema Gonçalves. Estudo diacrónico dos gestos da Língua Gestual Portuguesa nos Açores. Dissertação de Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2016) Maria João Raposo. Um olhar no ensino da Língua Gestual nos Açores: estudo de caso sobre a interacção no desenvolvimento linguístico. Dissertação de Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2016) Helena Carmo. Uma primeira abordagem aos classificadores na Língua Gestual Portuguesa. Dissertação de Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2010) Patrícia do Carmo. Aquisição na Língua Gestual Portuguesa: estudo longitudinal de uma criança surda dos 10 aos 24 meses. Dissertação de Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2008) Marta Morgado. Transmissão de valores a jovens surdos – modelos e condições de acesso. Dissertação de Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.
 

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO EM LÍNGUA GESTUAL E EDUCAÇÃO DE SURDOS E EM LINGUÍSTICA CLÍNICA - ELABORADAS POR ALUNOS OUVINTES

(2021) Vânia Lourenço. Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa - Origem e Evolução. Dissertação de Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2021) João Martins. Explorar as caracgteríticas da categoria fonológica movimento na Língua Gestual Portuguesa. Dissertação de Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2020) Cláudia Pedreira. Síndrome de Burnout. Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa em Contexto Educativo. Dissertação de Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2020) Rita Leonardo Nunes. Avaliação em crianças surdas: a construção e contributo da prova de avaliação lexical para alunos surdos. Dissertação de Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. 

(2019) Paula Sofia Fernandes. Preparação teórico-prática para o exame de código na surdez e a sua realização. Dissertação de Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. 

(2019) Rita Belicha. Os surdos no ensino superior em Portugal. Dissertação de Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. 

(2019) Ana Teresa Reynolds de Sousa. A língua gestural portuguesa no Ensino de geometria descritiva: terminologia específica. Dissertação de Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2016) Elsa Sofia de Almeida Martins. A tradução para voz de poesia concebida em Língua Gestual Portuguesa. Dissertação de Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2015) Vera Lopes Rosa de Oliveira. Capacidade de nomeação táctil de crianças com 4 e 5 anos de idade nascidas pré-termo. Dissertação Mestrado em Linguística Clínica apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2015) Joana Simões Lopes. Estudo da compreensão oral semântica de alunos de Português - Língua não-materna que frequentam o ensino regular. Dissertação Mestrado em Linguística Clínica apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2014) Marília Gomes Garcia. Desenvolvimento Morfossintáctico em crianças com idades compreendidas entre os 4A:6M e 4A:11 M. 2013. Dissertação Mestrado em Linguística Clínica apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2014) Joana Valente. Desenvolvimento Morfossintático em crianças com quatro anos de idade 4:00-4:05. Dissertação Mestrado em Linguística Clínica apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2013) Mariana Cacela. Extensão Média do Enunciado: valores padrão para o Português Europeu em crianças dos 4 aos 4 anos e meio. Dissertação Mestrado em Linguística Clínica apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2013) Sara Carvalho. Extensão média do enunciado: valores padrão para o português europeu em crianças dos 5 aos 5,5 anos de idade. Dissertação Mestrado em Linguística Clínica apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2013) Sofia Lynce de Faria. Extensão Média do enunciado: valores padrão para o PE em crianças com idades dos 4 aos 11 meses. Dissertação Mestrado em Linguística Clínica apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2012) Sofia Barão Marques. Influência da Sintaxe da LGP na aquisição da Língua Portuguesa oral em crianças com Surdez e utilizadoras de Implante Coclear (CI). Dissertação Mestrado em Linguística Clínica apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2012) Sónia Silva. Influência da Idade de aquisição da Língua Gestual Portuguesa na proficiência da Língua Portuguesa em bilingues bimodais. Dissertação Mestrado em Linguística Clínica apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2010) Jyoti Sureshchandra Jamnadás Kanabar. A utilização de mapas de conceitos progressivos no ensino/aprendizagem das ciências físico-químicas a alunos Surdos. Dissertação de Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2010) Ana Luísa Gomes de Pinho Barros. Estudo dos processos fonológicos numa narrativa em Língua Gestual Portuguesa. Dissertação de Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2010) Carla de Paula. Contacto Linguístico entre duas línguas de modalidade diferente – Análise do contacto entre a Língua Gestual Portuguesa e a Língua Portuguesa Escrita. Dissertação de Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2010) Joana Sousa Conde. As crianças ouvintes filhas de pais Surdos e a aquisição da língua gestual portuguesa e catalã: histórias de vidas cruzadas. Dissertação de Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa

(2010) Carla de Paula. Contacto Linguístico entre duas línguas de modalidade diferente – Análise do contacto entre a Língua Gestual Portuguesa e a Língua Portuguesa Escrita. Dissertação de Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2009) Liliana Paiva Duarte. Processos de Formação de gestos terminológicos em LGP no domínio das ciências naturais. Dissertação de Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2008) Susana Teresa Conceição de Almeida Santos Rebelo. Poesia em Língua Gestual Portuguesa – Estudo da Metáfora. Dissertação de Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

(2008) Mariana Martins. Construção da Identidade Cultural em Jovens Surdos.  Dissertação de Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos apresentada à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.