Joana Rodrigues Rato

Professor Auxiliar

Generic Bio

Psicóloga da Educação doutorada em Ciências da Saúde, na especialidade de Neuropsicologia, pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UCP, com D.E.A. em Neuropsicologia Clínica pela Universidad de Salamanca.

Recebeu duas bolsas da FCT (doutoramento e pós-doutoramento) e, atualmente, é Professora Auxiliar no ICS e Investigadora Integrada no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) onde desenvolve trabalho no campo transdisciplinar Mente, Cérebro e Educação dando continuidade ao seu projeto de Post-Doc 'Mind, Brain and Education: A school-university partnership'.

Em 2022 iniciou funções de vogal de direção do ICS e, em Lisboa, é uma das Coordenadoras Gerais das Pós-Graduações e Formações Avançadas.

Other

Achieving a successful relationship between Neuroscience and Education: The views of Portuguese teachers

Caldas, A., Rato, J. , Rato, J.R.. (2011). Achieving a successful relationship between Neuroscience and Education: The views of Portuguese teachers. Procedia - Social and Behavioral Sciences
Paper

Auditory-verbal memory in children with different academic achievements

Rato, J. , Rato, Joana R.. (2016). Auditory-verbal memory in children with different academic achievements.
Other

Competências matemáticas emergentes : desempenho neuropsicológico de crianças em cidade pré-escolar = emergent math skills : neuropsychological performance in prescholl - aged children

Rato, J., Caldas, A. , Rato, Joana Maria Rodrigues. (2014). Competências matemáticas emergentes : desempenho neuropsicológico de crianças em cidade pré-escolar = emergent math skills : neuropsychological performance in prescholl - aged children.
Other

Competências matemáticas emergentes: Avaliação neuropsicológica de crianças em idade pré-escolar

Rato, J. (2010). Competências matemáticas emergentes: Avaliação neuropsicológica de crianças em idade pré-escolar. Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Paper

Contributo da formação musical no desempenho académico e cognitivo de crianças e adolescentes

Rato, J. , Azevedo, Susana. (2020). Contributo da formação musical no desempenho académico e cognitivo de crianças e adolescentes. Revista Portuguesa de Educação
Paper

Executive functioning of Portuguese preschoolers in the Shape School test: A cross cultural study

Caldas, A., Rato, J., Ribeiro, F. , Rato, J.R.. (2017). Executive functioning of Portuguese preschoolers in the Shape School test: A cross cultural study. Applied Neuropsychology: Child
Paper

Executive functioning of Portuguese preschoolers in the Shape School test: A cross cultural study

Rato, J., Caldas, A. , Rato, J.R.. (2018). Executive functioning of Portuguese preschoolers in the Shape School test: A cross cultural study. Applied Neuropsychology: Child
Paper

Forging a new path for Educational Neuroscience: An international young-researcher perspective on combining neuroscience and educational practices

Rato, J. , Pincham, H.L.. (2014). Forging a new path for Educational Neuroscience: An international young-researcher perspective on combining neuroscience and educational practices. Trends in Neuroscience and Education
Paper

Gaguez na criança - atualização da revisão de literatura.

Rato, J. , Rato, Joana R.. (2019). Gaguez na criança - atualização da revisão de literatura.. Cadernos de Saúde
Other

Guia De Boas Práticas De Ensino Online Em Contexto De Emergência Para Alunos Surdos Durante A Pandemia Da Doença COVID-19

Rato, J., , P. , Rato, Joana. (2020). Guia De Boas Práticas De Ensino Online Em Contexto De Emergência Para Alunos Surdos Durante A Pandemia Da Doença COVID-19.
Paper

Mente, Cérebro e Educação: Um campo transdisciplinar em expansão

Rato, J. (2014). Mente, Cérebro e Educação: Um campo transdisciplinar em expansão. Povos e Culturas
Other

Neurociências e educação: Realidade ou ficção?

Caldas, A., Rato, J. , Rato, Joana. (2010). Neurociências e educação: Realidade ou ficção?. VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Other

Neurociências e educação: Realidade ou ficção?

Rato, J. , Rato, Joana. (2010). Neurociências e educação: Realidade ou ficção?. Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Book

Neuromitos. Ou o que realmente sabemos sobre como funciona o nosso cérebro.

Rato, J., Caldas, A. , Castro-Caldas, Alexandre. (2020). Neuromitos. Ou o que realmente sabemos sobre como funciona o nosso cérebro.. Contraponto Editores
Paper

Neuromyths in education: what is fact and what is fiction for Portuguese teachers?

Caldas, A., Rato, J. , Rato, J.R.. (2013). Neuromyths in education: what is fact and what is fiction for Portuguese teachers?. Educational Research
Book

Neuropsicologia do Desporto e do Movimento Humano.

Rato, J. , Rato, Joana. (2018). Neuropsicologia do Desporto e do Movimento Humano.. Climepsi Editores
Paper

O mito do ensino por estilos de aprendizagem: qual a perceção de diferentes profissionais em contexto escolar?

Rato, J. , Jorge Amorim. (2021). O mito do ensino por estilos de aprendizagem: qual a perceção de diferentes profissionais em contexto escolar?. revistamultidisciplinar.com
Other

Overall Assessment of the Speaker’s Experience of Stuttering - School-age - Portuguese Version (OASES-S-PT).

Rato, J. , Rato, Joana R.. (2019). Overall Assessment of the Speaker’s Experience of Stuttering - School-age - Portuguese Version (OASES-S-PT)..
Book Chapter

Projecto «Informar...Prevenir...Amar» (no âmbito da saúde e sexualidade)

Rato, J. (2004). Projecto «Informar...Prevenir...Amar» (no âmbito da saúde e sexualidade). Edições Universitárias Lusófonas
Book

Quando o cérebro do seu filho vai à escola.

Rato, J., Caldas, A. , Rato, Joana. (2017). Quando o cérebro do seu filho vai à escola.. Verso de Kapa
Paper

Sex differences in response inhibition in young children

Ribeiro, F., Rato, J. , Filipa Ribeiro. (2021). Sex differences in response inhibition in young children. Cognitive Development
Paper

Stuttering Impact: A Shared Perception for Parents and Children?

Rato, J. , Rocha, M.. (2019). Stuttering Impact: A Shared Perception for Parents and Children?. Folia Phoniatrica et Logopaedica
Paper

Temperament, Executive Functioning, and Anxiety in School-Age Children Who Stutter

Rato, J. , Rocha, M.S.. (2019). Temperament, Executive Functioning, and Anxiety in School-Age Children Who Stutter. Frontiers in Psychology
Paper

The impact of stuttering on Portuguese school-age children as measured by the OASES-S

Rato, J. , Mónica Rocha. (2021). The impact of stuttering on Portuguese school-age children as measured by the OASES-S. Speech, Language and Hearing
Paper

Unveiling teachers’ beliefs on visual cognition and learning styles of deaf and hard of hearing students: A Portuguese-Swedish study

Rato, J. , Filipa M. Rodrigues. (2022). Unveiling teachers’ beliefs on visual cognition and learning styles of deaf and hard of hearing students: A Portuguese-Swedish study. PLOS ONE
Book Chapter

Variáveis motoras preditoras da gnósia digital de crianças em idade pré-escolar

Rato, J. (2015). Variáveis motoras preditoras da gnósia digital de crianças em idade pré-escolar. Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII